O que é um tema filho no WordPress

Você sabe o que é um tema filho no WordPress? Neste artigo, vamos entender do que se trata esse conceito e conhecer um pouco mais sobre WordPress.

Como você verá neste artigo, ter um bom tema filho é importante para você que quer personalizar ainda mais seu site sem ter grandes dificuldades com atualizações do seu tema.

Vamos falar também quando você deve criar um tema filho, e também quais as vantagens e desvantagens de usar este tipo de tema.

Atenção: Dentro do nosso treinamento, falamos mais a respeito de como criar temas filhos no WordPress. Tem interesse em aprender mais? Clique aqui para conhecer nosso treinamento avançado.

O que é um tema filho?

Um tema filho no WordPress é um tema que herda funcionalidade de outro tema. Este tema superior na hierarquicamente, vamos chama-lo de tema pai.

Temas filho são usados quando você quer personalizar ou ajustar um tema WordPress existente, sem perder a capacidade de atualizar esse tema.

Antigamente, não havia nenhuma maneira fácil de atualizar o tema sem perder todo o estilo personalizado quando fosse atualizado.

Então imagine o seguinte cenário: você descobre há uma vulnerabilidade em seu tema e você precisa atualiza-lo o mais depressa possível. Para atualizar, você precisaria lembrar dos pontos de modificação e ainda assim, reescreve-los dentro do tema.

Com o recurso de tema filho, você pode alterar este tema que herdaria toda a funcionalidade, recursos e o código do tema pai, sem fazer quaisquer alterações ao tema pai em si.

Dessa forma, é possível alterar o estilo do tema pai e adicionar/modificar recursos sem perder a capacidade de atualizar o tema pai.

Em teoria, qualquer tema pode ter um tema filho. No entanto, dependendo de como o tema foi implementado, alguns podem não funcionar muito bem.

Um tema pai com funcionalidade limitada e recursos não é exatamente um candidato ideal tema pai na maioria dos casos. Falaremos sobre as exceções mais tarde no artigo.

No geral, um bom tema pai geralmente contém seus próprios filtros para serem utilizados na criação de temas filhos. Isso permite que designers e desenvolvedores para criar um site WordPress personalizado robusto usando temas infantis em uma fração de tempo.

Por que as pessoas usam Temas Filho no WordPress?

Como explicado acima, designers e desenvolvedores usam temas filho para acelerar o seu desenvolvimento.

Ao usar um bom tema pai, você pode reduzir drasticamente o tempo que leva para você criar um site no WordPress.

Todos os bons temas pais possuem diversas funcionalidade e opções de personalização, para que você não tem que codificar tudo.

Criar um tema filho no WordPress pode ser tão simples como criar um novo CSS numa pasta nova.

Só precisa de uma linha no teu novo css que define o modelo (veja o Codex para referência).

Um tema filho robusto pode ter tantos arquivos modelo como o tema pai, se não mais. Um tema filho pode ter Arquivos modelo que não estão sequer disponíveis no tema pai.

Como criar um tema filho no WordPress

Agora, eu vou te ensinar como criar um tema filho.

Você pode utilizar o Gerenciador de arquivos do seu cPanel para adicionar e editar os arquivos, embora você também possa acessar FTP e fazer as mesmas modificações.

Veja abaixo o passo a passo:

  1. Acesse o seu servidor de hospedagem
  2. Navegue para pasta public_html -> wp-content -> themes;
  3. Crie uma nova pasta com o nome do tema pai + o sufixo -child;
  4. Dentro da pasta, crie um arquivo CSS com o conteúdo abaixo:
/*
Theme Name: Nome do Tema Child
Theme URL: https://dominiodotema.com.br
Description: Aqui você pode adicionar uma descrição
Theme Author: Seu nome
Author URL: https://seuendereco.com.br 
Template: nome do template pai
Version: 1.0.0
Text Domain: nomedotemafilho-child
*/

Altere todos os valores de modo correto. O campo mais importante é template, porque informa ao qual é o tema pai . Feito isso, clique em Salvar e feche o arquivo.

Criar outro arquivo chamado functions.php na mesma pasta. Cole o código abaixo para o arquivo em branco e salve-o:

<?php
add_action( 'wp_enqueue_scripts', 'enqueue_parent_styles' );
function enqueue_parent_styles() {
   wp_enqueue_style( 'parent-style', get_template_directory_uri().'/style.css' );
}
?>

Pronto! Acesse o menu Aparência -> Tema. Ative o tema filho que você acabou de criar. Note também que sua apresentação é similar ao tema pai..

Quando usar um tema filho no WordPress?

A decisão de usar um tema filho muitas vezes depende de suas necessidades.

Em casos raros, quando o projeto é muito complexo ou muito simples, então nós o construímos como um tema WordPress personalizado autônomo.

Para desenvolvedores, é preciso racionalizar o fluxo de trabalho para criar temas de qualidade, especialmente quando o assunto é manutenção de código.

Para os usuários, é recomendado criar temas filhos apenas se você se você precisar criar novas funções para as funções do seu tema, como funções PHP ou modificar o CSS do seu tema.