Como acessar por FTP de um servidor

Muitas pessoas tem dúvidas sobre como acessar por FTP seu servidor de aplicação. Afinal, acessar por FTP é um dos modos mais rápidos para controlar os arquivos que estão em seu servidor e desta forma, realizar as mudanças necessárias.

Mas afinal, o que é FTP e para que serve? Neste artigo, vamos descobrir o que é FTP e como utiliza-lo para gerenciar nossas aplicações.

O que é FTP?

FTP é o acrônimo para Protocolo de transferência de arquivos.

Um protocolo é um conjunto de regras que computadores em rede usam para conversar um com o outro. O FTP é a linguagem que os computadores em uma rede TCP/IP (como a Internet) usam para transferir arquivos de e para o outro.

É comum utilizar um software específico para utilizar o protocolo FTP. No entanto, até mesmo os navegadores Web mais modernos permitem que você faça uso do protocolo.

Vamos ver as principais formas de acessar por FTP.

Métodos para acessar por FTP seu servidor

Veja abaixo os métodos para acessar seu servidor por FTP.

É muito conveniente, e é ótimo para aquelas vezes que você precisa baixar um arquivo ou dois, mas o método browser não oferece flexibilidade, principalmente se você trabalha com muitos sites e precisa fazer transferência de arquivos.

A melhor maneira de manipular arquivos é com um cliente FTP dedicado, método este que ensinamos dentro do WpSamurai. Com este tipo de software, você poderá navegar na estrutura de pastas do servidor, adicionar ou remover arquivos, inclusive edita-los.

Acessar o FTP pelo navegador

Provavelmente a maneira mais simples de se conectar ao site FTP é com o seu navegador Web.

Basta acessar o endereço FTP como um site comum, colocando na barra de endereços do seu navegador. Use o formato ftp://ftp.dominio.com.br.

Imagem de como acessar por FTP usando o Navegador de Internet
Acessando por FTP utilizando um navegador de Internet.

Se necessitar de um usuário e senha, seu navegador irá abrir uma janela para inserir. Uma vez que você logado, clique no diretório para ver o seu conteúdo ou clique no link no topo da página para subir um nível.

Você pode clicar em um arquivo para iniciar o processo de download. A principal desvantagem de usar o seu navegador Web é que você não pode enviar arquivos para o site FTP.

Acessar por FTP anonimamente

Há casos em que você precisa acessar um FTP público. Neste caso, não exigem que você tenha uma conta, e em vez disso permitem que você faça login anonimamente.

Acessar FTP pelo Windows Explorer

O sistema operacional Windows também possui seu próprio cliente FTP nativo. O File Explorer (ou Windows Explorer) funciona como um gerenciador de arquivos e um cliente FTP.

Adicione o endereço do endereço FTP na barra de endereços, usando o formato ftp://ftp.dominio.com.br pressione “Enter” para acessar e visualizar seus arquivos e diretórios.

Acessando a tela de acesso ao FTP usando o File Explorer do Windows.

A vantagem de utilizar o cliente FTP nativo do Windows é que você pode arrastar e largar arquivos de e para o site FTP. Também é fácil de ser utilizado.

Além disso, você pode clicar com o botão direito em qualquer lugar do painel direito e selecionar “Adicionar uma localização de rede” para iniciar um assistente que lhe permite configurar o site FTP como uma unidade de rede permanente.

Imagem da opção “Adicionar um local de rede” que permite a inclusão de um local de rede externo, como acessar por FTP em um servidor de site.

Acessar pelo Cliente FTP

Se você planeja transferência de muitos arquivos, ou você precisa gerenciar vários sites FTP, o aconselhado é utilizar um cliente FTP.

Os Clientes FTP geralmente são feitos especificamente para a transferência de arquivos e para controlar os arquivos físicos de sites, portanto, incluem recursos que muitas vezes torná-los mais fáceis de usar.

Alguns dos clientes gratuitos que você pode baixar incluem FileZilla, WinSCP e CyberDuck.

No vídeo abaixo, eu ensino como utilizar o FileZilla.

No curso WpSamurai, nós mostramos como utilizar o FileZilla e todos seus recursos no módulo de Administração.

FTP da linha de comandos

Raramente este método é utilizado por administradores de sites, sendo mais reservado para especialistas em infraestrutura.

Você ainda pode se conectar a sites FTP usando a linha de comandos em Windows, Mac OS X e Linux.

Isso exigirá um conhecimento técnico acima da média. Além disso, você pode precisar modificar a firewall do seu computador ou configurações de software antivírus para permitir a comunicação adequada com o site FTP quando você usa a linha de comando.

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!