O que é Slug WordPress

O slug WordPress é um pequeno texto que compõe toda a página após o domínio do site, ele aparece após a primeira barra (“/”).

Essa parte da URL deve ser otimizada para que não interfira de forma negativa no posicionamento do site nos resultados de busca orgânica do Google.

A URL de um site possui grande impacto sobre as técnicas de SEO. Sendo assim, é importante que o endereço de uma página seja legível e claro, para que assim possa passar segurança para o usuário que visita o site.

Apesar de ser apenas um detalhe no gerenciamento dos sites, o slug consegue fazer toda a diferença no desempenho de uma página.

Por este motivo, você deve ficar atento e sempre otimizá-lo seguindo as técnicas de SEO.

Quer saber mais sobre o que é slug WordPress e como otimizar? Continue aqui.

Entendendo o que é slug WordPress

Para explicar de uma forma mais simples o que é slug wordpress, ele é todo o conteúdo da URL do site que fica após o domínio do seu site.

Ou seja, ele é a parte do seu endereço que fica depois da primeira (“/”). Essa pequena parte da URL é responsável por fazer identificação da pagina que usuário está acessando dentro do site.

Por exemplo: www.seusite.com.br/blog-marketing-digital-otimização.
No caso, o slug será /marketing-digital.

Mesmo a URL do seu site sendo completo, o slug é responsável por fazer identificação das características, temas e assuntos abordados no conteúdo.

Porém, é comum encontrar sites que não disponibilizam um slug legível para os seus usuários.

Geralmente a URL desses sites é composta por números e caracteres que deixam o domínio do site confuso.

Para evitar que isso aconteça no seu site é importante realizar um trabalho apenas para definir o slug mais adequado.

Veja também: O que é Meta Description.

Por que o slug WordPress é importante para o SEO?

A otimização do slug possui uma explicação objetiva e que faz todo sentindo: uma URL amigável é um dos fatores que ajudam no posicionamento de um site.

Sendo assim, ter um slug claro e explicativo faz com que o seu site tenha relevância para o Google e também passe confiança para os usuários.

Quando o algoritmo do Google analisa um site, ele faz uma observação também na URL dele.

Se a URL for considerada ilegível, com caracteres avulsos, o Google pode gerar penalizações no ranking.

O que o buscador quer nos sites é que a slug esteja relacionada diretamente com o conteúdo ou tema da página, de forma que seja possível realmente ler o texo.

Como fazer a otimização do slug WordPress?

A otimização do slug WordPress é um procedimento que pode realizado de forma manual ou com ajuda de ferramentas próprias.

Entretanto, mesmo utilizando alguma ferramenta para auxiliar na otimização é importante verificar o slug com olhar analítico, assim identificar se ele está adequado para a página.

O processo de otimização é formado de etapas importantes que seguem os critérios de SEO. Observe o que você deve fazer:

Configure o link no WordPress

A configuração do link pode ser realizada no momento em que você estiver realizando uma nova publicação. Para fazer isso, basta clicar no ícone e Editar.

Ele fica abaixo da caixa do Título, você verá o link abaixo e poderá editar para fazer a otimização do slug.

Use a palavra-chave

Para otimizar a slug você deve utilizar a palavra-chave, para que assim o URL possa indicar a página que o usuário vai encontrar.

Use a técnica de traços

Quando estiver otimizando o slug você deve utilizar a técnica dos traços (“-“) para substituir os espaços entre as palavras.

Por exemplo: www.seusite.com.br/blog-marketing-digital-conteudo

Faça com que a slug seja curta

É importante fazer com que a slug seja curta. Quanto menor, melhor será para os motores de busca. Entretanto, você deve fazer com que ela tenha o tamanho adequado para descrever o conteúdo de forma detalhada.

Conclusão

O slug wordpress é um dos fatores que ajudam os sites a se tornarem relevantes aos olhos do Google.

Portanto, quando estiver otimizando o seu site com técnicas de SEO não se esqueça de otimizar também o slug das suas publicações e páginas.

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!