Meta tag description: Porque é importante para o site?

A Meta tag description é um elemento que faz parte de todos os sites que aparecem nos melhores resultados de busca do Google.

Após realizar uma pesquisa você já deve ter notado que abaixo do título de um site existe um texto pequeno que resume o que o site oferece para os seus usuários.

Esse pequeno texto faz parte do código HTML do site e tem se tornado cada vez mais importante, ele ajuda a destacar o site para os usuários.

Nesse artigo, você entenderá um pouco sobre meta tag description e como aplica-la no seu site.

O que é a Meta tag description?

É um pequeno texto que se localiza abaixo do título e do link de uma página. Na verdade, a meta tag é um pequeno resumo sobre a página, que geralmente possui entre 140 a 160 caracteres.

Ele serve para mostrar o que os usuários vão encontrar antes de acessar determinada página.

Por que utilizar Meta tag description no site?

A utilização da meta tag nos sites é algo fundamental para passar relevância para mecanismos de busca. O seu foco gira nos seguintes pontos:

  • Descrever o conteúdo da página para o usuário,
  • Ajuda na atração de novos usuários através da busca orgânica.

Em um projeto de SEO ter uma meta description é algo fundamental já que ela promove diversos benefícios para os sites, desde que ela seja bem escrita.

A Meta tag description ajuda o site nas ferramentas de busca?

É importante esclarecer que: a Meta Tag Description não é um critério de rankeamento.

Apesar de não influenciar diretamente no posicionamento do seu site nos resultados de busca, isso não quer dizer que você deve deixar de lado a Meta Tag Description.

Ela será útil para trazer mais acessos para o seu site quando ele alcançar boas posições nos resultados de busca orgânica.

Isso acontece porque o texto da meta tag desperta o interesse das pessoas ao passar informações sobre a página antes mesmo de clicar para acessá-la.

Além disso, se a palavra-chave pesquisa pelo usuário estiver ao longo da descrição, ela aparecerá em Negrito.

Assim o site ganha ainda mais destaque, o que consequentemente aumenta as chances de acesso.

Como fazer uma boa Meta tag description para o site?

Para inserir a meta tag no seu site você pode utilizar algum plugin com o YoastSEO, ele facilita a edição do código para que você possa inserir o texto.

Entretanto, é importante que você escreva meta tag com elementos que ajudam a destacar a sua página. Observe o que deve ser feito:

Diga apenas a verdade

É importante escrever a sua meta tag de forma persuasiva, mas falando apenas a verdade sobre o que usuário irá encontrar ao clicar no seu link.

Use apenas 150 caracteres

A recomendação é que meta description não seja maior do que 150 caracteres.

Quando acontece do texto ficar maior, os buscadores acabam exibindo o texto com reticências (…).

Palavra-chave

Para ajudar a destacar o seu site você pode utilizar uma palavra-chave na meta tag. Ela aparecerá em negrito quando o usuário realizar uma pesquisa sobre determinado assunto.

Entretanto, para utilizar essa estratégia é importante fazer com que ela apareça de forma natural, dentro do contexto da descrição da página.

Use Call-to-action

Para que a sua descrição seja eficaz é muito importante utilizar o Call-to-action.

Essa chamada para ação deve ser relacionada com a aquilo que o usuário encontrará na sua página ao acessá-la. Alguns exemplos de chamada para ação:

  • Compre agora,
  • Cadastra-se,
  • Frete grátis,
  • Somente hoje.

Conclusão

Apesar de não ser um dos critérios de SEO para rankeamento dos sites nos resultados de busca, a meta tag description é algo fundamental para as estratégias de marketing digital.

Portanto, você buscar destacar melhor a sua marca no Google ou nas redes sociais é importante cuidar da meta tag do seu site.

1 Comentário

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!