Instalação

Como corrigir o erro ao Estabelecer uma Conexão com Banco de Dados no WordPress

Se você é administrador de um website em WordPress, já viu este erro alguma vez. A mensagem de erro é “Error Establishing a Database Connection” ou “Erro ao estabelecer conexão com banco de dados”.

Como você verá neste artigo, este erro pode ser causado por diversas formas.

WordPress, basicamente, utiliza dois componentes para tornar seu sistema dinâmico, e assim prover o gerenciamento de conteúdo: PHP e MySQL.

PHP é uma linguagem de programação, utilizado para desenvolver sistemas, e foi a linguagem escolhida pela equipe de desenvolvimento do WordPress.

WordPress utiliza o banco de dados MySQL para armazenar todo o conteúdo do seu site. Isso inclui posts, páginas,  títulos, e outras configurações do seu site, como nós explicamos no primeiro módulo do curso WP Samurai. Basicamente, o banco de dados MySQL é onde cada, mesmo a menor parte de informação sobre o seu site, é mantido.

Por que este erro aparece?

Este erro acontece basicamente quando o sistema do WordPress não consegue estabelecer conexão com o banco de dados. Isso pode acontecer por diversas razões:

  1. Problemas com seu serviço de hospedagem
  2. O Servidor de banco de dados pode estar fora do ar
  3. Os dados de configuração do banco de dados pode estar errada no arquivo de configuração
  4. Banco de dados corrompido

Neste artigo, vamos ensinar como resolver este erro.

Fazendo o backup do banco de dados

Segurança em primeiro lugar.

Qualquer modificação de configuração de banco de dados ou reparação da base de dados do seu WordPress, pode causar problemas na parte operacional do seu site. Para evitar que isso aconteça, faça o backup de do banco de dados através do cPanel (ou similar, de acordo com sua hospedagem).

Diversos serviços de hospedagem deixam a parte administrativa do site através do cPanel.

Depois, clique no botão backup do seu cPanel. Selecione o banco de dados, e logo após, você baixará o arquivo de banco de dados em formatação SQL.

Verificando o WP-Config.php

O arquivo WP-Config.php é o arquivo mais importante de configuração do WordPress. É através dele que configuramos as principais configurações do banco de dados.   Este arquivo está em seu diretório de instalação WordPress.

Se você mudou o seu servidor de hospedagem, provavelmente esta é a causa. Você precisará reconfigurar o arquivo de configuração.

define('DB_NAME', 'nomedobancodedados');
define('DB_USER', 'usuario');
define('DB_PASSWORD', 'senha');
define('DB_HOST', 'localhost');

O nome localhost serve para designar a mesma máquina. Nem todos todos os serviços de hospedagem utilizam desta forma. Por isso, é sempre bom verificar junto ao suporte.

Atenção: Como nós explicamos no curso WP Samurai, o ideal é fazer uma cópia de segurança do wp-config.php ao modificar qualquer arquivo de configuração do WordPress.

Habilitando o modo debug para identificar o erro

Dentro no arquivo de configuração, você pode também habilitar o modo debug, que é utilizado para visualizar mensagens de erro que podem estar acontecendo dentro do seu WordPress.

define('WP_DEBUG', true);

Verificando se o banco de dados está corrompido

O banco de dados WordPress pode ser bastante complexo.

Para verificar se seu site está com banco de dados corrompido, acesse o administrador do seu site, que é seusite.com.br/wp-admin

Se vir o mesmo erro principal:” erro ao estabelecer uma ligação à base de dados”, ignore o passo.

Acesse o seu WP-Config.php e adicione a linha abaixo:

define('WP_ALLOW_REPAIR', true);

Após realizar esta mudança, você poderá acessar o site especial para restaurar seu banco de dados. Você deve visitar o endereço seusite.com.br/wp-admin/maint/repair.php.

Sobre o autor

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, trabalha desenvolvendo sites há mais de 10 anos. Trabalhou como analista e desenvolvedor de software em diversas empresas multinacionais.

É o fundador da empresa Wisebits, uma empresa focada no mercado digital.

Deixe um comentário