Neste artigo, vamos falar sobre o arquivo wp-config.php.
Se você já trabalha com WordPress, provavelmente você já se deparou com este arquivo de configuração antes.
Como você verá neste artigo, o wp-config.php é o arquivo de configuração responsável por armazenar dados sensíveis de nossa aplicação, como o usuário e senha do nosso banco do WordPress, detalhes de configuração de ambiente entre outros.
Um detalhe importante do wp-config.php não vem embutido junto com os arquivos de configuração. Ele é gerado dinamicamente no momento da primeira instalação.
Mas não se preocupe: eu vou te ensinar como o que é o Wp-Config.php e também como edita-lo (caso precise!).
Índice
Afinal, o que é o Wp-config.php?
Como disse anteriormente, o wp-config.php é um arquivo de configuração do WordPress.
Ele possui informações sensíveis, como detalhes do seu banco de dados, variáveis e constantes que controlam características em seu servidor, entre outros.
Essas informações permitem ao WordPress se comunicar com o banco de dados para armazenar e recuperar dados (por exemplo, posts, usuários, configurações do seu site, etc).
Como eu falo dentro do nosso curso, é extremamente recomendado que você não altere este arquivo sem antes ter uma cópia de segurança. Deste modo, caso algo não dê certo, você poderá facilmente recuperar e restabelecer seu site.
Falo mais sobre o arquivo Wp-Config.php no módulo 4 do curso. Se você quer DOMINAR O WORDPRESS, eu recomendo fortemente nosso curso WpSamurai (Clique Aqui).
Como acessar o Wp-Config.php
Para acessar o Wp-Config.php é fácil.
O arquivo wp-config.php está normalmente localizado na pasta raiz do seu site com outras pastas como o wp-admin e o wp-content.
Você poderá acessar o arquivo através do FTP ou através do Gerenciador de Arquivos, disponível no cPanel da sua hospedagem.
Há algumas hospedagens que modificam a localização do arquivo, por questão de segurança. Caso você não encontre na raiz da sua aplicação, entre em contato com o suporte do seu serviço de hospedagem.
Como editar o Wp-Config.php
Através do arquivo wp-config.php, é possível fazer diversas alterações e correções de erro, como ativar o modo de depuração e também realizar a conexão com o banco de dados.
No vídeo abaixo, eu mostro como é possível editar o Wp-Config e também qual a ferramenta que eu utilizo para isso.
O arquivo também é usado para definir opções avançadas para WordPress.
Conexão com banco de dados
Como escrito acima, o wp-config.php é responsável por armazenar as credenciais do banco de dados. Para isso, o WordPress utiliza as constantes “DB_NAME”, “DB_USER”, “DB_HOST” e “DB_PASSWORD”. Como nós veremos no código abaixo:
// ** MySQL settings - You can get this info from your web host ** // /** The name of the database for WordPress */ define('DB_NAME', 'nome_do_banco'); /** MySQL database username */ define('DB_USER', 'nome_do_usuario_do_banco_de_dados'); /** MySQL database password */ define('DB_PASSWORD', 'senha_do_usuario_do_banco_de_dados'); /** MySQL hostname */ define('DB_HOST', 'localhost');
Vale destacar que a constante “DB_HOST” na maioria das vezes, será localhost, que significa que o banco de dados está no mesmo servidor de aplicação.
Há casos em que outros serviços de hospedagem, utilizam servidores de banco de dados separados.
Neste caso, vale a pena consultar o suporte do serviço de hospedagem.
Salts e criptografia
São chaves de criptografia para cookies, usados na autenticação de usuários. Estas chaves fornecem uma forte criptografia para as sessões de usuário e cookies gerados pelo WordPress.
Para gerar chaves, utilize o link: https://api.wordpress.org/secret-key/1.1/salt/
define('AUTH_KEY', 'aA[|j_x|7Vdfsdfsr*LrVg_|nT M~wn:A6W]C2['); define('SECURE_AUTH_KEY', 'sm% S#}5fJwbQ+U+:>#+82XX+[Ug33z-TTtaT+n'); define('LOGGED_IN_KEY', 'f^V=<lWM^TgZ@tC-_,k20?b$UYF.HJjMG}$0`S-'); define('NONCE_KEY', '!-lkhVFK#<tua565ewew{?T+A,3[BD:rNBk~v*e'); define('AUTH_SALT', 'wa<5]08i{n-10lef23efsddTJ{|-~Tn|*=X{eww'); define('SECURE_AUTH_SALT', 'xEP+!%UKgWLg?g#] m3qzL@I<0-h_@`Ocona/Mf'); define('LOGGED_IN_SALT', 'pLp^o;$j&@Jm)qLnTtfd= =l|$:hZ>(T-04^,*'); define('NONCE_SALT', 'fffj<t+UzFz6,C6+b;v83nT@=O&r+rbnlBTcq&j');
Conclusão
Esperamos que você tenha gostado do artigo sobre o wp-config.php. Sem dúvida, é um arquivo importante para todos os administradores de sites.
Além da importância do arquivo de configuração, nós vimos também como é possível edita-lo do modo correto e com total segurança.
Lembre-se de ter uma cópia de segurança do arquivo sempre que precisar edita-lo.