Métricas

Alternativas para o Google Analytics

Quer saber quais são as melhores e mais confiáveis Alternativas para o Google Analytics? Então Leia Este Texto Até o Final!

O Google Analytics é sem sombra de dúvidas a ferramenta para análise e  monitoramento de sites mais utilizada no mundo e em muitos casos ela consegue dar conta e oferecer um serviço sem complicações.

Mas será que existem algumas alternativas para o Google Analytics que funcionam bem ou que sejam até melhores?

Se você busca algumas alternativas para o Google Analytics fique sabendo que a resposta para esta dúvida é sim, e são também excelentes ferramentas, mesmo não sendo muito conhecidas.

Será que dá para confiar nestas empresas?

Na grande maioria dos casos as pessoas deixam de utilizar o Google Analytics justamente por pertencer ao Google por deixar de ser “observado” pelo maior buscador do mundo.

Mas da mesma forma que a ferramenta do Google é confiável e muitas pessoas utilizam, separamos abaixo as principais alternativas para o Google Analytics que já possuem milhares ou milhões de avaliações para seus serviços prestados.

Sendo assim, podemos considera-las mais que confiáveis.

Matomo

Funcionando como uma espécie de WordPress, o Matomo, antigo Piwik talvez seja uma das melhores ferramentas desta lista pois você pode fazer o download e instala-lo no seu próprio servidor e isto faz com que você dite as regras e possa utilizar todos os recursos da ferramenta sem ser refém do Google.

Algumas das características:

  • Software livre de código aberto;
  • Proteção de privacidade do usuário;
  • Personalizável e extensível;
  • Fácil de usar;
  • Entre outros.

Com o Matomo você poderá utilizar o aplicativo que está disponível para IOS ou Android e acompanhar seus dados em qualquer lugar.

Esta ferramenta já foi baixada por mais de 3 milhões de pessoas e para acessar o site e conhecer mais, basta usar o endereço eletrônico: matomo.org.

StatCounter

A StatCounter.com também é talvez a pioneira no ramo de monitoramento Web e talvez seja uma excelente opção para você que busca uma solução gratuita ou de baixo custo para seu negócio.

Um dos seus destaques é por oferecer uma interface limpa (a versão free mostra publicidade) e rápida, além de atualizações positivas.

Clicky 

Esta ferramenta é uma que com certeza vale a pena estar entre as melhores alternativas para o Google Analytics pois atualmente é usada em 1.135.448,00 site espalhados pelo mundo inteiro e através do Clicky você pode obter relatórios similares a ferramenta do Google.

Veja algumas das funções do Clicky:

  • Tudo é tempo real;
  • Relatórios com alto de nível de detalhes;
  • Ações individuais do usuário;
  • Análise de local do visitante;
  • Entre outras funções.

Site da ferramenta de análise: clicky.com

Qual das alternativas para o Google Analytics devo escolher?

O ideal mesmo é que você faça alguns testes para entender quais são as diferenças e principais vantagens entre cada uma das ferramentas de acordo com o que vem buscando para seu negócio.

Porém, entre estas 4 opções que listamos para monitoramento online de sites, consideramos duas melhores.

Caso você esteja buscando uma alternativa de ferramenta que também seja gratuita, mas que entregue um serviço de qualidade é recomendável que escolha a ferramenta Matomo.

Por outro lado, se você tem estrutura financeira para abrir mão do Analytics e aderir a uma ferramenta paga, vá de Clicky nos seus projetos, pela estrutura e recursos oferecidos.

Gostou do conteúdo sobre as alternativas para o Google Analytics? Então compartilha este post com seus amigos nas redes sociais e deixa sua opinião abaixo!

Sobre o autor

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, trabalha desenvolvendo sites há mais de 10 anos. Trabalhou como analista e desenvolvedor de software em diversas empresas multinacionais.

É o fundador da empresa Wisebits, uma empresa focada no mercado digital.

Deixe um comentário