Instalação

O que é o Google Analytics e Como Utiliza-lo

O mundo digital com certeza vem ganhando um espaço imenso dentre os negócios. Diversas lojas estão sendo criadas, outras até passando do plano físico para lojas digitais. Mas o que tem isso haver com o artigo de hoje?

Sem dúvidas, sem saber manusear o Google Analytics ou não ter essa ferramenta em seu site., seus resultados serão reduzidos de forma drástica. Com o Analytics, você não só conseguirá informações extremamente importantes de quem acessa seu site, mas também de como encontrar seu público-alvo de maneira facilitada.

Você não vai querer ficar de fora de uma das melhores e mais importantes ferramentas da internet, certo?

Então chega de enrolação e vamos lá!

Como usar o Google analytics?

Após instalado o Analytics em seu site, você perceberá que a maioria das funções são totalmente explicativas e resultosas.

Já pensou saber quem acessou seu site de maneira abrangente e específica? É essa a possibilidade que o g.a te traz. Você deve usar o Analytics para descobrir sua persona de maneira direta. De onde ela vem e até mesmo o que ela gosta.

Dessa forma, será bem mais fácil gerar a aproximação necessária para atrair seu tráfego, gerar confiança e depois disso vender seu serviço ou produto.

Como criar conta no Google Analytics

Admitimos que para quem não tem nenhum ou baixo contato com plataformas e códigos, pode de imediato, gerar um pouco de dificuldade, mas temos certeza que com nossas dicas, facilitará todo processo. Para criar uma nova conta em uma conta existente do Google Analytics:

Para iniciar a coleta de dados básicos de um website ou aplicativo para dispositivos móveis:

  1. Crie ou faça login na sua conta do Google Analytics:
  1. Acesse google.com.br/analytics , esse é o site ofcial do analytics e é onde você fará e controlará tudo. Porém mais a frente, você pode instalar o aplicativo.
  1. Não deixe seu medo de não conseguir, te parar. Siga uma destas opções:
  • Para criar uma conta, clique em Start for free.
  • Para fazer login na sua conta, clique no ícone Sign in to Analytics.
  1. Configure uma propriedade na sua conta do Google Analytics. Uma propriedade representa seu website ou aplicativo, assim como o ponto de coleta no Google Analytics para os dados do seu site ou aplicativo.
  1. Gere um IP através do G. Analytics, eles te mostrarão assim quando criar sua conta como gerar este ID.
  1. Instale o IP dado pelo Google analytics em seu site. Você colocará esse ID onde põe os códigos, seja de plugins ou ferramentas.
  1. O google Analytics já te dará todos os diferentes códigos, independente da plataforma de construção do seu site. será gerado tanto seu ID, quanto o código, use o que de fato sua plataforma precise.
  1. Configure uma vista de relatórios na sua propriedade. As vistas permitem a criação de perspectivas filtradas dos seus dados. Por exemplo, todos os dados, exceto os associados a endereços IP internos da sua empresa, ou todos os dados associados a uma região de vendas específica.
  • Com essas organizações você conseguirá filtrar de forma coesa todo focal voltado para onde você quer a sua pesquisa de persona, qual seu público e por aí vai.

A partir desse momento, você só terá que por o ID de acompanhamento na parte de inserção de códigos de sua plataforma, no seu próprio site.

Acreditamos que você não encontrará dificuldades, mas caso tenha, entre em contato com nossa equipe através dos comentários ou por envio de e-mail, faremos de tudo para te ajudar em seus empecilhos.

Depois disso, pronto! Após algum tempo de captação de resultado, seu analytics estará lhe trazendo dados valiosíssimos para seu segmento!

Quais ferramentas tem no google analytics?

O Google Analytics tem uma gama explorável de ferramentas. Todas elas terão funções indispensáveis na expansão e melhoria de sua plataforma. Com você vai vender, sem saber quem está, de fato, acessando sua plataforma? Interagindo com suas páginas? E até quais páginas são mais acessadas?

O Analytics te trará informações como:

  • Gênero do público que acessa o site
  • Idade
  • Localidade
  • Tempo de permanência na página
  • Rejeição da página
  • Entre outras possibilidades

Com todas essas informações, você consegue apontar suas estratégias de forma mais direta. Some essas informações a suas táticas e produto. Essa sim é a maneira certa de usar o Google analytics, mas com certeza, não é a única.

Indicamos a você, tanto aprender a manusear a ferramenta a seu favor, como pensar na possibilidade de pagar uma empresa especializada para gerar aumento de tráfego em cima das informações cedidas.

Melhorar resultados com o Google Analytics

Existem muitas possibilidades de alavancar seu negócio usando o Google Analytics, mas sinceramente, existem poucas possibilidades de conseguir o mesmo resultado, sem essa ferramenta gratuita.

Descobrir de forma direta quem são seus usuários, te colocará alguns passos a frente, não de seus concorrentes, mas de seus próprios resultados. Se você sabe com quem está lidando, a possibilidade de conseguir melhorias, seja no atendimento, na persuasão e até mesmo na aproximação de seu site com essas pessoas.

Tudo isso te será facilitado…mastigado… Quando se tem o G.A. Com instalação e uso simplificado, o Analytics se põe ao alcance de qualquer micro-empreendedor. Só para lembrar mais uma vez, que tudo isso ainda é a partir de uma ferramenta totalmente gratuita.

Fique atento: Acompanhamento profissional

Se você não tem domínio nenhum sobre o que falamos ou ensinamos sobre o Google Analytics, sugerimos pensar na possibilidade de contratar uma empresa qualificada e que tenha toda especialização na área de captar e ler esses dados cedidos pelo Analytics. Com isso, você melhora seus resultados e acaba tendo uma receita maior.

Em alguns casos, é possível fazer cursos sobre o manuseio desta ferramenta, também poderá ser de muito proveito para o seu crescimento pessoal e o da sua empresa.

No nosso treinamento Wp Samurai, você aprenderá o básico de como instalar o Google Analytics em seus sites.

Por fim, ficou evidente a necessidade de se instalar o Google Analytics em sua plataforma. Você obterá dados importantes para a subida de seus negócios a outros níveis. Quanto mais conhece seu cliente, melhor sucesso obterá e isso o Analytics te trará com folga. Siga as nossas dicas de como usar o Analytics a seu favor e comemore seus resultados.

Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e ajude também seus amigos!

Sobre o autor

rodrigomacedo

Deixe um comentário