WordPress Hackeado: O que Fazer Quando seu Site Está com Problemas

O WordPress hackeado traz um enorme prejuízo e uma enorme dor de cabeça. É comum se perguntar o que foi roubado? Quais foram as mudanças feitas? O que foi encontrado? Quem pode estar em perigo graças ao roubo dos dados? Como foi que conseguiram entrar no site? Entre várias outras questões.

Todas essas perguntas são responsáveis por tirar o sono das pessoas que se deparam com o seu site WordPress hackeado. No entanto, o primeiro passo que você deve dar é manter a calma e se organizar para fazer com que o seu site volte ao normal o mais rápido possível.

Isso porque é bastante comum acontecerem problemas relacionados à violação de dados e consequentemente a quebra do sigilo, fazendo com que pessoas não autorizadas entrem no seu site, ainda que ele seja bastante protegido.

No entanto, é necessário ter em mente que existem algumas ações que podem ser tomadas caso você tenha o seu WordPress hackeado, de modo que seja possível resolver o problema da melhor forma possível.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre essas dicas do que fazer quando seu site está com problemas. Sendo assim, para ficar por dentro dessa e de outras informações relevantes sobre o tema, continue lendo o texto e tire todas as suas dúvidas.

Contrate um profissional especializado

A primeira dica diz respeito a contratação de um profissional especializado neste tipo de serviço.

Isso porque algumas pessoas não se sentem seguras em tentar recuperar o seu site, seja pela falta de experiência ou mesmo por não ter habilidades suficientes.

Portanto, se você não tiver experiência ou se sentir desconfortável com o trabalho de código e servidor, é melhor procurar ajuda de um profissional de confiança.

Os hackers têm o hábito de esconder scripts em diferentes lugares do seu site ou máquina para que tenham a chance de atacá-lo novamente.

Se você não prestar atenção em “limpar tudo”, corre o risco de ter o WordPress hackeado novamente. Embora que você irá aprender algumas técnicas que podem ajudá-lo ao longo deste texto, você pode se sentir mais confortável sabendo que o site foi devidamente limpo por um especialista.

Com isso em mente, é interessante que você tenha contratado uma empresa especializada em segurança e recuperação de sites invadidos do WordPress e forneça serviços de recuperação de sites invadidos de emergência para o seu negócio!

Veja nosso serviço de recuperação de sites e remoção de vírus.

Entre em contato com a empresa de hospedagem

Quando ocorre esse tipo de situação, você também pode buscar ajuda com a empresa de hospedagem que você utilizou para criar o seu site.

Isso porque, dependendo da hospedagem, pode ter profissionais qualificados e com experiência na hora de lidar com esse tipo de situação.

Sendo assim, entre em contato com a central de atendimento da empresa e siga as instruções que lhe foram repassadas.

Restaure o backup

Outra boa dica é restaurar o backup do seu site. Isso porque existem determinadas ferramentas de backup e plugins que salvam todo o conteúdo da sua rede, de modo a criar um ponto de restauração que você pode utilizar antes de ter acontecido o roubo dos seus dados.

Nesse caso, o ideal é você fazer esta restauração a partir desse ponto e recuperar tudo que foi perdido. Já se você possui um blog, talvez você venha a perder alguns conteúdos que foram postados, como aqueles mais recentes, os seus comentários e as interações. Sendo assim, se você não possui essas ferramentas de backup, baixe agora no seu site. 

Redefina todas as senhas

Quando esse tipo de problema ocorre, dificilmente você saberá qual das senhas do seu site foi hackeada.

Logo, é interessante que você redefina qualquer tipo de senha que esteja associada ao seu site, como a sua senha do banco de dados, a senha de hospedagem e até mesmo a senha SFTP.

Além do mais, também é interessante que você entre em contato com os possíveis usuários administradores e solicite uma alteração nas suas senhas.

Por fim, uma última dica relacionada à alteração de senha é que você a faça a cada dois meses.

Atualize os plugins

Atualização dos plugins é de grande necessidade para você que tem um site. Sendo assim, você deve se certificar de que a instalação, os temas e os plugins estão atualizados.

Ao fazer isso desde o começo do seu site, é possível realizar uma correção de todos os tipos de vulnerabilidade que o seu site seja suscetível.

Caso você deixe de fazer essa atualização, será necessário consertar todo site ou até mesmo ter ele invadido pela atividade de hackers. logo, não perca tempo e atualize todos os plugins e demais ferramentas e recursos do seu site.

Neste mesmo segmento, algumas dicas antes de você realizar a atualização dos plugins são:

  • Desative todos aqueles que você não utiliza;
  • Caso você duvida da procedência e da confiabilidade de um determinado plugin, exclua-o do seu site;
  • Verifique se algum deles está apresentando algum tipo de problema. Se estiver, faça a sua remoção e posteriormente a instalação. Você também pode fazer a sua substituição por um mais atualizado e que esteja de acordo com a suas necessidades;

Caso você esteja com alguma dúvida sobre determinado plugin, visite a sua página de suporte. Lá, será possível encontrar alguns comentários de pessoas que também fazem uso desse plugin e até mesmo as devidas soluções para problemas enfrentados.

Remova permissões de administrador desnecessárias

Se você possui muitas contas de administrador no seu site, faça uma verificação em cada uma delas e caso encontre alguma que não reconheça o que não utilize mais, realize a sua remoção.

Caso tenha alguma conta que acesse o seu site com frequência, mas que não necessariamente precisa de permissão de administradores, altere as suas permissões, deixando apenas as pertinentes ao seu uso. Com isso, você irá reduzir os problemas relacionados ao hacker de dados do seu site.

Avalie este post
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá! Quer conhecer mais sobre como a mentoria Wp Samurai pode te ajudar a criar seu negócio?