Criar uma página WordPress.com ou WordPress.org é uma dúvida que ocorre a muitos donos de sites, principalmente aos mais inexperientes. Afinal, ambas as extensões são WordPress. Elas possuem diferenças?
Se você está passando por esse questionamento e não sabe qual desses serviços escolher, você chegou ao artigo certo!
Você verá que existem diferenças grandes entre as duas plataformas e também saberá como decidir melhor entre WordPress.com ou WordPress.org.
Neste artigo, vou esclarecer suas dúvidas sobre a diferença entre as plataformas. Confira até o final e boa leitura!
Índice
Afinal, o WordPress.com ou WordPress.org tem diferenças?
Primeiramente, muitas pessoas acham que ambos serviços são a mesma coisa e portanto, acredita que tanto faz utilizar WordPress.com ou WordPress.org.
Desse modo, discorreremos detalhadamente sobre cada um desses tipos de WordPress abaixo. Veja!
WordPress.com e suas características
O WordPress.com é muito interessante para quem está iniciando uma página e não tem muito orçamento para investir. Nesse sentido, é uma versão gratuita disponibilizada pela plataforma WordPress. Desse modo, oferece:
- Algumas ferramentas simples de sites e blogs;
- Poucos temas disponíveis para personalizar seu site.
Entretanto, por se tratar de uma versão sem custos ao usuário, o WordPress.com tem ferramentas muito limitadas. Ademais, tem outras desvantagens, como:
- Aparência da página muito amadora;
- Não há possibilidade de instalação de plug-ins;
- Inexistência de rentabilidade com o site (anúncios ou AdSense). Você só consegue esse tipo de benefício se seu site/blog tiver o mínimo de 25.000 visualizações por mês;
- Seu domínio não é personalizado. Ou seja, seu site é “www.meublog.wordpress.com”. Isso gera baixa credibilidade dentro do ambiente virtual;
- Não existe a ferramenta de personalização de temas;
- Além disso, caso o WordPress ache que você violou alguma de suas políticas internas, você pode ter seu blog/site tirado do ar sem nenhum aviso prévio.
WordPress.org e suas características
Já o WordPress.org é um plataforma que disponibiliza os arquivos e código fonte do WordPress.
É indicada para profissionais e direcionada a blogs e sites de diversos tipos. Desse modo, é possível utilizar domínio próprio e recomendadas para blogueiros, empresas e companhias de diferentes áreas.
Com o WordPress.org você pode:
- Criar sites de diferentes nichos como fitness, tecnologia, artes, etc.;
- Portfólios criativos para fotógrafos e designers em geral;
- Sites de lojas virtuais.
Vale ressaltar, que há algumas diferenças latentes entre WordPress.com ou WordPress.org. São elas:
- O WordPress.org possui plug-ins específicos para negociações (compra/vendas) para e-commerces;
- Ademais, conta com certificado SSL e outros dispositivos de segurança que são ótimos para performance e credibilidade da página.
- Outro benefício do WordPress.org é que essa extensão permite a monetização do site. Ou seja, é possível lucrar com anúncios, AdSense e outras ferramentas online.
Todavia, uma desvantagem em utilizar essa vertente do WordPress é o que se relaciona aos custos.
Para você ter um site com essas características, é necessário contar com um serviço de hospedagem. Ou seja, para ter seu domínio personalizado e próprio, você precisará pagar por isso.
Outras desvantagens do WordPress.org são:
- O usuário é responsável pela atualização do WordPress e dos seus plugins;
- É responsável pela administração do servidor onde está hospedado;
- É também responsabilidade do usuário filtrar os comentários postados em seu site. Qualquer deslize pode implicar em penalizações ou mesmo cancelamento da página;
- Por fim, o bloqueio de spam também deve ser feito pelo dono do site de forma constante e manual.
Dentro do treinamento WpSamurai, nós ensinamos especificamente o download disponível pelo wordpress.org.
WordPress.com ou WordPress.org? Qual é o melhor?
Inicialmente, é preciso identificar sempre as necessidades do seu negócio. Afinal, cada usuário deve estabelecer suas demandas e necessidades com a criação de uma página ao escolher entre WordPress.com ou WordPress.org.
Nesse sentido, se você não possui intimidade com criação de sites e blogs, mas deseja iniciar uma página, o wordpress.com pode ser uma boa opção.
Todavia, lembre-se que ele é muito limitado e não passa muita credibilidade ao visitante. Porém, é uma ótima opção para você adquirir experiência antes de investir na criação de uma página mais profissional.
Em contrapartida, utilizar os arquivos do WordPress.org passa mais credibilidade aos seus visitantes e oferece uma gama de serviços bacanas para a sua página.
Desse modo, vale lembrar que é possível obter planos de hospedagens com ótimos benefícios e preços bem justos.
Em síntese, o wordpress.com é muito limitado, sem personalização e com pouquíssimos recursos. Já o WordPress.org é uma opção de melhor performance, versatilidade e bastante completa.
Agora que você já sabe as diferenças entre WordPress.com ou WordPress.org, faça a escolha da extensão para o seu site de forma mais segura! Para mais dicas sobre hospedagens, programação e criação de sites, acompanhe a nossa página!