WebP – O que é e Como Utilizar em seu Site

Você conhece o formato WebP?

Como você sabe, o formato de imagem que você usa em seu site tem um grande impacto em sua velocidade, qualidade e desempenho.

O WebP é um formato de arquivo de imagem relativamente novo criado pelo Google. Entender o que é e como usá-lo em seu site WordPress pode ajudá-lo a aprimorar sua experiência de usuário (UX) e, em geral, reduzir os tempos de carregamento.

Neste post, vamos apresentá-lo ao WebP, explicar sua história e discutir por que é importante. Também forneceremos algumas dicas úteis para usá-lo em seu site WordPress. Vamos começar!

Veja também: Serviço de Otimização e Desempenho de Sites.

O que é WebP?

A otimização de imagem é um aspecto essencial da velocidade e desempenho do site.

Uma das melhores e mais eficazes maneiras de otimizar imagens é reduzindo o tamanho dos arquivos por meio da compactação. Quanto mais leves forem seus arquivos, mais rápido será o tempo de carregamento do seu site.

Tipos de compactação de imagens

Existem dois tipos principais de compactação de imagem: com perdas e sem perdas.

Compactação com perdas é quando o tamanho do arquivo é reduzido removendo alguns dos dados da imagem, reduzindo a qualidade no processo. Com compressão sem perdas, os dados são simplesmente reconstruídos, mantendo mais da qualidade.

WebP é um formato de arquivo de imagem moderno desenvolvido pelo Google em 2010 que usa compactação com perdas e sem perdas.

O objetivo é fornecer imagens menores e mais rápidas para sites, resultando em desempenho superior. De fato, de acordo com o Google, as imagens sem perdas do WebP São 26% menores que os PNGs, e as imagens com perdas são até 34% menores que os JPEGs.

Por que você deve usar em seus sites

As imagens desempenham um papel significativo no desempenho do seu site. O tamanho de seus arquivos afeta sua velocidade, e por consequência, a experiência do usuário. Portanto, é importante ter certeza de que você está escolhendo os melhores formatos de arquivo de imagem.

Trata-se de um formato de imagem criado especificamente para imagens online. Em poucas palavras, é importante saber sobre porque ele permite que você exiba imagens de alta qualidade usando tamanhos de arquivo menores do que você poderia ser capaz de alcançar usando formatos diferentes.

A capacidade deste formato de imagem pode diminuir o tempo de carregamento, e desta forma, melhorar a aparência geral do seu site.

Como usar imagens WebP em seu site

Agora que você entende o que é WebP e quais são seus benefícios, vamos discutir algumas das maneiras pelas quais você pode usar esse formato em seu site utilizando o WordPress.

Primeiro, é importante notar que nem todos os navegadores atualmente suportam imagens WebP. Para uma análise completa de quais navegadores e versões são compatíveis, veja o site abaixo:

WebP: Navegadores que oferecem suporte
Fonte: https://caniuse.com/webp

Um gráfico de compatibilidade do navegador com formatos de imagem WebP.

Se você deseja adicionar imagens WebP ao WordPress, você pode utilizar o plugin WebP Express, como veremos abaixo.

Plugin WebP Express

O plugin WebP Express fornece uma forma de utilizar WebP, otimizando suas imagens. Além das conversões instantâneas de imagens, a ferramenta oferece compactação sem perdas e com perdas.

A forma de utilizar, eu ensino acima no vídeo acima.

Conclusao

Como você sabe, as imagens desempenham um papel crítico em qualquer site.

No entanto, os formatos de arquivo que você usa influenciarão a forma como suas imagens aparecem na página e a rapidez com que são carregadas. Portanto, é importante escolher a melhor opção possível.

Como discutimos neste post, o WebP é um formato de arquivo de imagem moderno desenvolvido pelo Google, que você pode usar para exibir imagens de alta qualidade sem prejudicar o desempenho do seu site.

Ao usar compactação com perdas e sem perdas, o WebP permite que você mantenha a aparência rica de suas imagens e, ao mesmo tempo, aproveite os benefícios de tamanhos de arquivo menores.

4.8/5 - (12 votes)
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá! Quer conhecer mais sobre como a mentoria Wp Samurai pode te ajudar a criar seu negócio?