Site One Page: O que é | Para que serve? Veja exemplos

Você quer saber o que é um site one page? Neste artigo, vou te explicar o que é este tipo de página e quais são seus reais ganhos.

Mas antes de começar, convenhams: não há nada pior do que um site desorganizado.

Independente do seu segmento de mercado, não só parece pouco profissional, mas também perde possíveis clientes. Estima-se que cerca de 60% de todos os usuários passarão apenas 20 segundos no site da sua empresa antes de perder o interesse e simplesmente sair.

Os motivos podem ser os mais variados: mas o que eu acredito é que a maioria das pessoas querem cada vez mais informações claras e rápidas.

Por isso, pouca permanência em uma página significa menos vendas, e portanto, é importante que você faça o máximo para que seu visitante encontre o que precisa rapidamente ou ter uma chamada pra ação bem feita.

Recomendação: Dentro do curso WpSamurai, eu falo sobre este tipo de site no módulo de Aparência. Por isso, caso tenha interesse, clique aqui pra visualizar a grade do nosso treinamento.

O que é um site One Page?

O termo One Page (ou Site de uma página) é exatamente o que o termo significa, embora é necessário uma separação consisa e lógica do conteúdo.

A maioria dos sites do tipo One Page possui: uma página e um menu que sobrepõe o conteúdo. No entanto, em vez enviar os visitantes para diferentes páginas, o menu simplesmente leva os usuários à um link âncora em uma localização dentro de uma mesma página. No ponto de vista de tecnologia, é possível desenvolver essa funcionalidade utilizando HTML simples e também Javascript/jQuery.

Existe uma adoção de diversas empresas na construção de sites One Page. É comum vermos sites estritamente institucionais utilizando a técnica de One Page.

Quais são os principais benefícios de sites One Page?

Os benefícios de implantar um site de uma página são claros do ponto de vista do usuário. Uma vez seu conteúdo carregado, ele se torna muito mais rápido para o visitante.

Mas donos de negócio também podem se beneficiar de sites one page. Em primeiro lugar, criar um site de uma página só é, na maioria das vezes, mais rápido do que criar um site maior com páginas menores e conteúdos separados.

Como toda regra, pode haver raras exceções em que o processo de criação pode levar um pouco mais de tempo porque todas as funcionalidades e conteúdo se concentram em uma única página. Mas, a longo prazo, geralmente é uma opção mais rápida.

Sites do tipo One Page também são muito mais fáceis de manter quando o conteúdo precisa de atualização, porque está tudo em um local fácil de encontrar.

Muitos donos de negócio também preferem criar um site one page para rapidamente lançar seu produto e testar mercado, muitas vezes na forma de MVP. Desta forma, o empreendedor pode focar no processo de suas atividades e deixar o site apenas como uma peça de marketing.

Como faço para criar um site de uma página?

Se parece que um site de uma página pode ser apropriado para sua empresa, você ficará satisfeito em saber que eles não são muito difíceis de criar.

Com o WordPress, é possível criar um site de uma página rapidamente.

Dentro do WpSamurai, eu ensino como criar diversos tipos de site, incluindo o site One Page. No módulo de aparência, eu ensino como projetar um site One Page a partir de templates totalmente personalizáveis.

Como alternativa, também é possível desenvolver sites utilizando HTML, CSS e JavaScript. O tempo estimado para desenvolver um site desta forma é normalmente uma ou duas semanas, dependendo da maturidade do desenvolvedor e também da complexidade do layout e funcionalidades.

Quais são as desvantagens de um site One Page?

Sites podem ser usados como peças importantes na estratégia de marketing mas isso não significa que isso seja para todos.

Alguns analistas de SEO indicam que ter um site com uma única página pode prejudicar a otimização do seu site para sistemas de busca.

Isso ocorre porque, quando todas as informações da sua empresa estão localizadas em uma página, você não terá a vantagem de poder indexar várias páginas com diferentes palavras-chave e descrições meta que podem ajudar seus produtos e serviços a aparecerem em páginas de resultados de mecanismos de pesquisa menos óbvios.

Por outro lado, não há uma garantia ou recomendação dos motores de busca que indicam que isso pode afetar o tráfego do seu site vindo de buscadores.

As vezes, ter um site One Page pode trazer mais benefícios para empresa, por isso, é necessário atenção e verificar quais são as estratégias da empresa no médio/longo prazo.

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é um site One Page e quais são seus prós e contras. Portanto, é preciso decidir qual caminho optar: se o seu site será one page ou de multiplas páginas.

Na nossa agência de criação de sites, há uma demanda crescente de pessoas que optam por não utilizar sites one page por questão de SEO. No entanto, nossos analistas sempre informam que é sempre possível mesclar estratégias: ter um site one page apenas para conteúdo institucional e um blog a parte, para ter acesso ao tráfego orgânico e conseguir otimizar as páginas para SEO individualmente.

Além do conhecimento que o Wp Samurai poderá te dar em relação a criação de sites, você também conta com três módulos de SEO com os quais, você entenderá no nível avançado de otimização de sites para isstemas de busca.

Este é o fim do nosso artigo. Caso tenha alguma dúvida sobre One Page Sites, entre em contato comigo através do formulário de comentários. Até breve =)

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!