Site com vírus: Como limpar um site infectado

Você quer aprender como limpar site com vírus? Se sim, este artigo pode te ajudar a recuperar seu site e remover o vírus.

Você precisará de algum conhecimento técnico e também dependerá do tipo de vírus que está instalado em seu site.

Além do risco de infecção dos usuários do site, também é possível que seu nome de domínio seja colocado em uma lista que o Google utiliza para evitar que websites suspeitos sejam encontrados nos resultados de pesquisa.

Por essas razões, é tão importante ter um site seguro e livre de qualquer ameaça.

Em minhas consultorias, a causa mais comum de um site com vírus é através de arquivo infectado por meio de uma fonte não oficial ou por plug-ins não oficiais, ou a atualização pode conter brechas de segurança, que podem ser usadas por hackers.

Os hackers possuem acesso a informação sobre infraestrutura, especialmente de CMS conhecidos como o Joomla e WordPress. Eles utilizam vulnerabilidades de plugins desatualizados para explorar nossos sistemas.

Outro ponto bastante comum são vulnerabilidades que existem em plugins. Essas brechas de segurança acontecem quando um plugin foi mal codificado, e portanto, deixam “portas” para que malfeitores possam se aproveitar.

Veja também: Serviço de correção e remoção de vírus em sites.

Como evitar a infecção de um vírus em seu site

Site com vírus: Como descobrir se seu site foi infectado

Existem algumas maneiras de evitar de ter um site com vírus. Como eu costumo falar, a melhor maneira é a prevenção. Portanto, siga as orientações abaixo para evitar que seu site seja infectado por vírus.

Escaneie seu site regularmente

A primeira dica que podemos lhe dar é usar um serviço como o painel de segurança do WordPress para verificar periodicamente seu site em busca de malware.

Ao usar tal serviço, você pode obter uma visão completa de todo o seu site para possíveis vulnerabilidades, malware, arquivos alterados e se o mesmo tiver sido listado na lista de rejeição.

Além disso, você poderá ver onde estão as possíveis vulnerabilidades, porque esta ferramenta sinalizará softwares e websites desatualizados que você pode atuar antes que os hackers o façam.

Além de examinar seu site em busca de vulnerabilidades, você também precisa proteger seus computadores regularmente em busca de vírus e instalar o mais recente software antivírus.

Ter seu computador seguro evita que você acidentalmente espalhe malware para seu site no caso de você descarregar involuntariamente um arquivo infectado.

Faça backups regularmente

Backups regulares de seu site são outra forma de protegê-lo contra malware, pois um backup garante que você possa restaurar rapidamente seu site ao estado em que se encontrava antes do ataque do malware.

Ter backup é importante para restabelecer um site com vírus.

É importante observar que seus backups devem ser armazenados fora da área local por razões de segurança, no caso de seu provedor de hospedagem web ser comprometido por um ataque cibernético ou qualquer outra ameaça.

Atualize constantemente seus softwares

Uma maneira de manter seu site seguro é fazer atualizações regulares em seu site.

Isto inclui atualizar seus temas e plug-ins para WordPress, assim como seu núcleo do sistema.

De acordo com as estatísticas, 39,3% dos sites na Internet que usam WordPress têm uma versão desatualizada do WordPress instalada.

Muitas vezes, as atualizações do WordPress podem apresentar falhas e você pode experimentar um comportamento anormal do site ou descobrir que seu plugin favorito deixa de funcionar após uma atualização.

Como tal, você precisa executar atualizações seguras.

Atualize seu plano de hospedagem

Se você estiver usando hospedagem compartilhada, você pode considerar a possibilidade de atualizar para um plano de hospedagem que seja mais adequado para sites comerciais.

Isto pode ser feito escolhendo um plano com servidores virtuais privados (VPS) ou servidores dedicados.

Embora os planos de hospedagem mais avançados tendam a ser mais caros, eles também vêm com mais recursos de segurança que podem ajudar a manter seu site seguro.

Use SSL e HTTPS

Mudar ou tornar seu site HTTPS foi necessário apenas se você tivesse um site de comércio eletrônico.

Atualmente, HTTPS, que significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, é recomendado para todos os sites, a menos que você queira que os mecanismos de pesquisa exibam um aviso de segurança quando alguém tentar visitá-lo.

HTTPS (também conhecido como protocolo HTTP seguro) é a criptografia dos dados que são transmitidos pela Internet.

HTTPS é ativado quando seu website instala um certificado de um emissor confiável para confirmar sua identidade. É indicado por um ícone de cadeado verde em seu navegador, ou por uma barra verde em sua URL.

Passos para verificar se seu site está infectado

Como verificar se seu site está infectado

Aqui disponibilizamos passos para que você verificar se seu site está infectado.

Escaneie por completo seu site

Para começar, você precisa ter certeza de que seu site está limpo de vírus e malware.

Existem muitas hospedagens que oferecem serviços gratuitos para testes se seu website estiver infectado com malware ou vírus.

Relatório de Transparência do Google

O próprio Google possui também um serviço gratuito para te ajudar a verificar se seu site está infectado.

O relatório de Transparência do Google analisa bilhões de URLs por dia em busca de websites não seguros.

O relatório de transparência vasculha milhares de novos websites com problemas de segurança. Ao detectar, é emitido um aviso de segurança informando que o site está com vírus tanto nos resultados de pesquisa do Google quanto no navegador Chrome.

Além disso, sistemas de antivírus também notificam usuários informando que o site é inseguro.

Search Console

Você também pode verificar seu site no Search Console do Google. O Google Search Console é a principal ferramenta para que você entenda melhor seu tráfego do Google, inclusive, eu ensino dentro do treinamento avançado.

Se o seu site foi previamente sinalizado pelo Google como malware, isso aparecerá no console para ser corrigido. Como ponto de partida, é uma boa (e gratuita) maneira de identificar a presença de malware em seu site.

Existem alguns outros sites populares onde você utilizar como Sucuri.net e Quttera.com.

Se sua empresa de hospedagem não fornecer uma verificação diária, você pode baixar um plugin da Sucuri para sites em WordPress. É gratuito e tem alguns recursos realmente úteis como visualização de notificação de login, monitoramento de Lista negra e notificações de segurança, entre outros recursos.

Como limpar site com vírus 

Como limpar vírus de um site

Agora que você tem certeza se você tem um site com vírus ou não, é importante tomar algumas ações.

Altere sua senha

Se você descobriu que seu site é afetado por um malware ou vírus, altere imediatamente sua senha em seu painel. Isso pode ajudá-lo a evitar qualquer ataque adicional ao limpar seu site com vírus.

Por isso:

  • Altere sua senha do cPanel, bem como as senhas dos aplicativos instalados em sua conta;
  • Atualize todos os aplicativos instalados em sua conta e seus componentes para a versão mais recente disponível.

Sempre use senhas fortes, que devem conter mais de dez símbolos com letras minúsculas e maiúsculas, dígitos e sinais especiais.

Excluir plugins de fontes duvidosas

Você precisa instalar somente aqueles plugins desenvolvidos ou criados por desenvolvedores oficiais.

Se você encontrar uma versão gratuita de qualquer plugin que seja pago, há uma boa chance de que ele contenha um vírus ou alguma vulnerabilidade.

Portanto, utilize sempre códigos originais em seu site.

Atualize seu software

Se você ainda tiver controle do painel administrativo, você deve atualizar seu software.

À medida que os desenvolvedores de software descobrem novas vulnerabilidades em seus plugins, eles lançam atualizações que contêm patches para corrigi-las. Seria ótimo se você usasse apenas os sites oficiais recomendados para baixar as atualizações.

Faça backup regularmente do seu site

Este é um passo importante para qualquer site com vírus.

Você nunca sabe o que pode acontecer com seu site ou como algo pode afetar negativamente seus arquivos. A melhor maneira é sempre ter a capacidade de restaurar seu site a partir de um backup anterior, onde tudo estava bem com o site.

Restaurar um Backup

Se você descobriu que seu site está infectado por qualquer tipo de vírus, sempre restaure o backup antes da data atual. Isso permitirá que você evite curar um vírus.

Você pode fazer essa tarefa manualmente ou usando um software antivírus específico.

Se você tiver grande habilidade trabalhando no console de um servidor, poderá limpar manualmente o código ou um site.

Depois disso, você pode localizar facilmente os arquivos infectados e excluir permanentemente o malware usando um tipo de arquivo específico ou um fragmento de código.

Limpe e proteja seu site

Existem diferentes maneiras de limpar e proteger seu site. A restauração de um backup pode ajudar a corrigir um site com vírus.

Muitas vezes, um site com vírus não possui backup então é preciso analisar pelo código, e é necessário contratar um desenvolvedor.

Além disso, você pode instalar plugins de segurança, também é possível proteger seu site de diversos ataques. Você também pode baixar alguns outros plugins que protegerão seu site.

Para limpar manualmente os links afetados, Você pode seguir estas etapas:

  • Para resolver o problema, você deve inspecionar cuidadosamente, limpar e proteger sua conta.
  • Execute uma verificação antivírus em seu computador local, limpando todos os arquivos infectados.

Configurar permissão de acesso aos arquivos

Códigos maliciosos em um site com vírus pode se beneficiar das permissões de diretórios em seu servidor.

Sempre use um gerenciador de FTP para configurar os direitos de acesso aos arquivos do seu site. Esses direitos determinarão quem pode editar, escrever ou observar o código. É recomendável que você escolha o valor 644 para os arquivos do seu site.

Para os diretórios, seria melhor definir 755, o que significa que o administrador pode ter direitos de edição/leitura, enquanto os outros usuários podem ter direitos de leitura/somente.

Altere suas senhas para acessar contas CMS e MySQL, SSH / FTP e o painel de controle do servidor.

Procure uma ajuda especializada

É importante garantir que seu site esteja restabelecido o mais rápido possível. Portanto, é importante contratar um profissional especializado neste tipo de serviço.

Se você tem um site com vírus e precisa restabelecer urgentemente o serviço, clique aqui para saber mais sobre nosso serviço de remoção de vírus.

Avalie este post
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá! Quer conhecer mais sobre como a mentoria Wp Samurai pode te ajudar a criar seu negócio?