Pingback: Para que servem e qual sua importância

Você sabe o que é pingback? Neste artigo, nós vamos falar sobre o que são pingbacks e trackbacks e também sua importância.

Pingback é um tipo de comentário especial exclusivo da plataforma WordPress para te ajudar a ser notado na Internet.

Por exemplo, se você constrói um artigo ligando para nosso site, e seu site foi construído com WordPress, nosso site irá receber notificação pingback na barra de comentários.

É algo próximo a um comentário automatizado, que permite que o proprietário do site de destino saiba que você realizou o link. Ele também tem a opção de deixar visivel seu pingback e dessa forma, você poderá conseguir um backlink deste site.

Como faço para aparecer em outro site?

Pingbacks são criados automaticamente quando você cria um link para outro blog criado também em WordPress.

Benefícios de ter Pingbacks e Trackbacks?

Exatamente como eu falo no curso WpSamurai, precisamente no terceiro módulo de SEO, quanto mais links de qualidade seu blog ou blog tiver, melhor será seu posicionamento em sistemas de busca.

Uma vez que pingbacks são criados por ter links externos no blog de outra pessoa, eles estão diretamente relacionados com o seu SEO. Então sim, pingbacks são bons para o SEO do seu blog.

Uma atenção que você precisará ter em relação aos pingbacks é que este recurso também é brutalmente usado por spammers, através de comentários de spam, com o objetivo exclusivo de gerar links.

Por isso, pingbacks em sites de baixa qualidade podem causar um efeito negativo para sua autoridade de domínio, não apenas por este motivo, mas é realmente importante saber quais são os links que seu site está apontando.

Dentro do nosso treinamento, eu ensino como verificar a qualidade dos sites para diversos fins que pode se encaixar neste ponto em que discutimos.

Como desativar pingbacks?

No módulo de configurações, eu ensino como realizar diversos tipos de personalizações e configurações dentro da sua instalação do WordPress.

No entanto, para desabilitar, é preciso estar logado dentro da área administrativa do WordPress (wp-admin). Logo em seguida, clique no menu Configurações -> Discussão.

Desmarque a opção “Permitir avisos de links de outros blogs (pingbacks ou trackbacks) em novos posts”.

Você também pode impedir a notificação do seu site para sites linkados, removendo a seleção de “Tentar notificar qualquer blog linkado a partir do post”.

Configurações de discussão do WordPress para desativar pingbacks e trackbacks.
Configurações de discussão do WordPress para desativar pingbacks e trackbacks.

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!