PhpMyAdmin: O que é, para serve e funcionalidades?

O phpMyAdmin é uma ferramenta indispensável para a criação de base de dados e também para seu acesso.

Mas você sabe exatamente quais são todas as suas vantagens?

Ele oferece para os seus usuários uma interface simples que pode ser acessada diretamente do navegador, permitindo assim que qualquer alteração possa ser realizada, sem a necessidade de linhas de códigos.

Como você sabe, durante o desenvolvimento de uma aplicação é comum que o desenvolvedor tenha que administrar o bando de dados.

Como é uma atividade recorrente é importante que ela possa ser executada de forma prática e funcional. Assim evita que o trabalho do profissional seja complexo na hospedagem de sites.

Nesse sentindo, o phpMyAdmin torna-se uma ferramenta ideal para simplificar essa tarefa.

Ele oferece para o usuário uma interface mais visual e menos voltada ao código para que a gestão de banco de dados seja mais simples e orientada a funcionalidade.

Sendo assim, para que o trabalho seja realizado de forma rápida o profissional deve entender como essa ferramenta funciona e de que forma ela pode ser útil para o seu dia a dia.

O que é phpMyAdmin?

Tela inicial do phpMyAdmin
Tela inicial do phpMyAdmin

Essa ferramenta é um gerenciador de bando de dados em MySQL que promove para os profissionais um trabalho mais prático.

Essa ferramenta é direcionada para quem trabalha com desenvolvimento de sites e de ferramentas que no seu cotidiano precisam de uma ferramenta mais simples.

Para desenvolver qualquer aplicação, o banco de dados é a parte fundamental do projeto.

Neste local ficam armazenado as tabelas, as informações, os registros e também os arquivos que devem ser carregados.

Esse banco de dados criado em MySQL e geralmente é acessado através de linhas de códigos de programação, o que deixa a atividade do profissional pouco funcional.

Por causa disso, essa ferramenta é fundamental para facilitar o trabalho do desenvolvedor.

Como funciona o phpMyAdmin?

Como essa ferramenta tem o objetivo facilitar o trabalho do desenvolvedor ela funciona diretamente de um navegador, com um acesso simples ao bando de dados que o usuário utiliza.

Geralmente o link de acesso é oferecido em sua conta de hospedagem, onde você precisa apenas criar um login e senha para que possa ter acesso a todas as informações disponíveis. Normalmente, fica disponível dentro do cPanel.

Após fazer o login, todas as alterações e edições necessárias podem ser realizadas sem mais dificuldades.

Um dos diferenciais dessa ferramenta é que ela possui uma interface simplificada e intuitiva.

Com isso, ela permite que o profissional consiga aumentar a sua produtividade ao conseguir acessar o bando de dados de forma muito mais rápida.

Para que serve o phpMyAdmin?

Essa ferramenta é fundamental para gerenciamento do banco de dados por oferecer acesso a diversas possibilidades de manipulação de dados.

Os profissionais que possuem experiência com MySQL sabem quais são as necessidades básicas de alteração quem devem ser aplicadas no projeto.

Diante disso, o phpMyAdmin permite que as alterações sejam realizadas através dos navegadores.

Quais são as suas funcionalidades?

De forma geral, essa ferramenta oferece para os profissionais uma lista de diversos recursos que podem ser utilizados em um projeto, todos são direcionados à rotina de desenvolvimento e programação. Com uso dessa ferramenta é possível fazer diversas atividades como:

  • Realizar backups de bancos de dados em diferentes formatos,
  • Criar gráficos em PDF a partir de bancos de dados,
  • Apresentar múltiplos conjuntos de resultados,
  • Exportar arquivos de banco de dados,
  • Importar e exportar dados em (em CSV e SQL),
  • Realizar buscas específicas dentro do bando de dados,
  • Executar funções básicas do MySQL
  • E entre outras funcionalidades.

Como instalar o phpMyAdmin no servidor?

A instalação dessa ferramenta no seu servidor permitirá que você tenha acesso ao seu banco de dados.

Assim, sempre que necessário poderá realizar edições ou consultas, apenas abrindo o navegado com o endereço de acesso. Observe como fazer para instalar.

Baixe a versão atual do phpMyAdmin

Para começar você deve visitar o site da ferramenta para realizar o download. Assim você pode começar a instalação diretamente do seu computador.

Extraia os arquivos

Após baixar o arquivo você deve extrair os arquivos compactados para o seu computador. Escolha um local específico para deixar os arquivos.

Após esse procedimento você deve mover os arquivos para o endereço “C:\Apache\htdocs”.

Configure os arquivos na pasta Apache

Após os procedimentos acima, acesse a pasta Apache e abra o arquivo “httpd”.

Nesse conteúdo você deve pesquisar por “index.html” fazendo uma busca com o “CTRL+F”.

Você deverá realizar uma alteração, mudando essa extensão de “html” para “.php”. Após isso, feche o arquivo salvando a configuração realizada.

Analise a disponibilidade do Apache

Nessa parte da instalação você deve verificar o status do servidor Apache. Se ele não estiver funcionando adequadamente é necessário executá-lo, para que assim a ferramenta possa ser utilizada no computador.

Por fim, você deve rodar o phpMyAdmin no seu navegador utilizando o endereço: http://localhost/phpmyadmin/ que levará até a interface de configuração.

Como criar um banco de dados no phpMyAdmin?

Após realizar a instalação dessa ferramenta no seu servidor você precisa criar um banco de dados.

Para fazer isso, acesse o phpMyAdmin e procure pela opção de criar banco de dados. Clique na opção de “New” para acessar a janela de criação que aparecerá aberta com o nome para o seu banco de dados, após inserir o nome clique em “Create”.

Após isso, automaticamente outra janela será aberta para você possa configurar o banco de dados. Após realizar todos os parâmetros, clique em “GO” para confirmar.

Na próxima janela você deve realizar configurações com mais detalhes, como o nome e o tamanho dos campos, além de programar alguma restrição, caso seja necessário. Após realizar tudo, clique em “Save” para salvar todas as configurações.

Por fim, você pode observar todas as informações sobre a tabela criada, além de poder fazer todas as alterações necessárias na mesma tabela.

Conclusão

O phpMyAdmin é uma ferramenta indispensável para os programadores porque permite que os profissionais possa acessar com facilidade o banco de dados durante a realização do projeto.

Também é importante para quem desenvolve sites em WordPress.

Sem a utilização dessa ferramenta o trabalho seria pouco prático e produtivo. Por este esse motivo, os profissionais fazem o uso dessa ferramenta sempre que estão criando ou gerenciando um projeto.

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá! Quer conhecer mais sobre como a mentoria Wp Samurai pode te ajudar a criar seu negócio?