O que é WordPress

Você quer saber o que é WordPress? Se sim, este artigo irá te ajudar a compreender esta incrível plataforma.

WordPress é uma ferramenta de criação de site online de código aberto desenvolvido na linguagem PHP.

Saindo dos termos mais técnicos, o WordPress é a mais fácil e mais poderosa plataforma de gerenciamento de conteúdo.

Não é por acaso que o WordPress é usado em mais de 30% dos sites em todo o mundo.

Com o WordPress, é possível desenvolver desde pequenos projetos como blogs até projetos mais complexos como lojas virtuais, sites corporativos e muito mais.

Aqui estão apenas alguns exemplos dos tipos de sites que você pode construir com WordPress:

  • Blogs
  • Criar um negócio
  • Sites de Notícia
  • Site profissional para empresas
  • Comércio eletrônico
  • Galeria fotográfica
  • Site de Música
  • Área de Membros

Quem usa WordPress?

Muitos sites famosos, como agências de notícias, sites de música, mega corporações e celebridades utilizam o WordPress como base para seus sites.

Sites famosos como Sony, revista Vogue, TechCrunch são ambos em WordPress. Canais de notícias como os blogs do New York Times, New York Posts, e blogs de personalidade da CNN no ar todos usam WordPress. Há também diversos sites do governo federal brasileiro utilizando o WordPress.

Como funciona o WordPress?

Edição de um artigo utilizando o WordPress
Edição de um artigo utilizando o WordPress

Para começar com WordPress, você deve escolher uma empresa de hospedagem para realizar a instalação inicial do WordPress.

Estas empresas irão garantir que seu site fique disponível no ar e também monitorar o seu site para que você possa trabalhar na construção do conteúdo. No entanto, você pode baixar o software diretamente dos desenvolvedores no site WordPress.org, e depois instalá-lo em seu próprio servidor web.

Por que usar o WordPress

Há diversos benefícios em ter um site em WordPress.

Código aberto e totalmente gratuito

O WordPress é lançado sob uma licença de código aberto, o que significa que você pode baixar e usar o software de graça e sem necessidade de pagar licença.

Total controle

Você tem o total controle do seu conteúdo.

Algumas outras plataformas podem limitar o que você pode e não pode fazer em seu próprio site, como diminuir a quantidade de conteúdo ou limitar a quantidade de plugins.

Com o WordPress, você pode, inclusive, importar seus dados de outras plataformas como Blogger ou Tumblr, e você pode facilmente exportar seus dados do seu site em WordPress e migrar para outra plataforma.

WordPress em Constante desenvolvimento

A comunidade de desenvolvedores do WordPress é extremamente ativa. Você também tem a disposição milhares de desenvolvedores de todo o mundo que estão constantemente trabalhando para melhorar o WordPress.

Fácil de utilizar

O WordPress também é fácil de aprender e usar.

O painel administrativo é intuito, e com poucos cliques você é capaz de adicionar novas funcionalidades em seu site.

Você não precisa contratar um profissional cada vez que você quer fazer uma pequena mudança. Em vez disso, você pode facilmente atualizar e adicionar seu conteúdo, sem necessidade de aprender programação.

Personalizável

O WordPress é personalizável para adicionar a identidade visual e paleta de cores que desejar para seu site. Há milhares de temas e plugins que permitem que você mude a aparência inteira de seu site, ou até mesmo adicionar recursos como uma loja online, como um fórum de discussão, calendário entre outros recursos.

Facilidade no suporte

Se você encontrar problemas, ou você quer adicionar recursos personalizados, é fácil encontrar suporte ou contratar alguém para ajudá-lo.

O WordPress é amplamente utilizado, por isso, é relativamente fácil encontrar informações e apoio técnico para novos desafios.

Há também milhares de desenvolvedores e designers WordPress que podem ajudá-lo. O Fórum Oficial do WordPress é um ótimo lugar para obter respostas para suas perguntas. Além do fórum oficial, você também pode obter através de:

  • Blogs técnicos sobre WordPress
  • Tutoriais em vídeo no YouTube
  • Fóruns de entusiastas
  • Grupos do Facebook

Plataforma planejada para ser segura

WordPress é desenvolvido com segurança em mente, e é considerado uma plataforma segura para os novos desafios da Internet.

Como começo a usar WordPress?

Como escrito anteriormente, o WordPress é gratuito.

O WordPress pode ser baixado para instalações no site WordPress.org ou também pode ser usado como um serviço hospedado pelo site WordPress.com.

As possibilidades são infinitas quando se trata de personalização de um site WordPress. Você tem a sua disposição temas e plugins que podem adicionar novas funcionalidades e designs em seu site.

Painel Administrativo do WordPress

O painel administrativo WordPress é o painel de controle de todo site construído em WordPress. Através dele, você pode adicionar seu conteúdo, funcionalidades e também pode modificar a aparência do seu site através de temas.

Ao acessar a primeira vez o painel administrativo, verá uma tela parecida abaixo.

Painel de administração do WordPress
Painel de administração do WordPress

Esta tela oferece uma visão geral de todos os recursos da plataforma.

Ao lado esquerdo, você encontra várias opções para gerenciar seu site. O WordPress inclui opções padrão após a instalação. No entanto, você pode adicionar recursos através de plugins e temas.

Perguntas Mais Frequentes (FAQs)

Separamos este espaço para levantar as dúvidas mais comuns sobre o que é WordPress. Caso você tenha alguma dúvida que não foi respondida aqui, utilize a barra de comentários abaixo. Teremos o prazer em entrar em contato.

Posso criar um blog sem WordPress?

Sim, existem outras plataformas para criação de blogs. No entanto, o WordPress é de longe a melhor solução no mercado para fazer um blog com plena propriedade e liberdade.

Posso construir um blog sem hospedagem?

Não é possível. Um serviço de hospedagem é onde ficará os arquivos necessários para disponibilizar seu conteúdo na Internet, portanto, todos os sites precisam de um serviço de hospedagem.

Quanto custa começar um blog?

Depende dos recursos que você precisa ter para iniciar um blog. Se você tem um loja virtual com grande volume de tráfego, é provável que você precise ter um servidor de hospedagem mais robusto do que um simples blog com 100 visitas diárias.

Posso começar um blog WordPress e ganhar dinheiro com o Google AdSense?

Sim, você pode usar o seu blog WordPress para ganhar dinheiro do Google AdSense.

Como posso criar um blog e permanecer anônimo?

Se você quer ter um blog de rosto público, mas quer permanecer anônimo, então você precisa ter certeza de que seu domínio tem WHOIS tenha o modo de privacidade ligado.

Muitas vezes as pessoas usam um pseudônimo / apelido para escrever.

Você também deve criar um e-mail único apenas para o seu blog. Escusado será dizer, não publique suas fotos ou qualquer coisa no blog. Para instruções mais detalhadas, veja o nosso artigo sobre como blogar anonimamente usando WordPress.

Posso construir um blog em outros idiomas?

Sim, você pode usar o WordPress em outros idiomas. Inclusive, pode personalizar todo o painel administrativo para se adequar ao idioma que está escrevendo.

WordPress é totalmente traduzido em mais de 56 idiomas e parcialmente traduzido em dezenas de outros idiomas.

Posso criar um site sem precisar programar?

Sim, com certeza. Você não precisa de qualquer programação, codificação, ou habilidades de design para criar um blog com aparência profissional.

Temas WordPress são fáceis de personalizar e você pode apenas apontar e clicar para configurar o seu tema.

Então há poderosos drag and drop page builders como Elementor e Divi builder que trabalham com qualquer tema WordPress. Você pode usá-lo para apenas arrastar e largar itens e projetar suas próprias páginas.

Você pode até mesmo criar o seu próprio tema personalizado sem escrever qualquer código.

Posso adicionar uma galeria de fotografia ao meu blog?

Sim, WordPress vem com um recurso de galeria embutido que torna mais fácil para você adicionar galerias de fotos em seus posts de blog.

Fotógrafos profissionais também podem usar plugins premium Galeria WordPress para mostrar melhor suas fotos e até mesmo vender fotos para ganhar dinheiro de seu negócio de fotografia.

Como posso criar um endereço de E-mail profissional para o meu blog?

Este recurso é nativo do seu serviço de hospedagem contratado. Para isso, você deve acessar o cPanel e criar um e-mail profissional com seu domínio.

Conclusão

Como nós vimos, o WordPress é uma ferramenta poderosa para criação de diversos tipos de projetos na Internet.  Além disso, é possível adicionar recursos facilmente pelo painel administrativo da plataforma.

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!