Você sabe para que serve o arquivo .htaccess?
O .htaccess é um arquivo de configuração lido pelo servidor.
Como você verá neste artigo, o arquivo é capaz de sobrepor configurações do servidor e pode ser usado para autorização, redirecionar visitantes, reforçar a segurança do seu site, controle de cache, otimização do site e também reescrita de URL.
No WordPress, precisamente quando usamos Configuração de Links Permanentes, o arquivo .htaccess é usado normalmente para reescrever URLs, tornando-os mais limpos e legíveis por pessoas e motores de busca.
Índice
O que é arquivo .htaccess?
Trata-se de um arquivo de configuração para o servidor Apache, utilizado pela maioria das hospedagens de sites.
Em outras palavras, ele contém regras que instruções como o seu servidor de hospedagem deve se comportar. Cada site criado em WordPress tem um arquivo .htaccess, localizado no diretório raiz. É um arquivo oculto por definição, por isso, começa com um “.”
O arquivo controla como seus endereços são exibidos. Se você fizer uma mudança na sua estrutura de links, portanto, o WordPress irá atualizar automaticamente o arquivo com as novas instruções para o servidor.
Você também pode usá-lo para fazer ajustes de funcionalidade em seu site. Por exemplo, você pode configurar redirecionamentos 301 no no arquivo .htaccess. Você também pode usá-lo para melhorar sua segurança, como por exemplo, restringir o acesso ao seu site e outros arquivos principais.
Além disso, alguns plugins também podem adicionar suas próprias regras dentro do arquivo .htacess, que é o caso especial de arquivos de Cache e também outros plugins de segurança.
Veja também: Como usar o FileZilla para se conectar à um servidor de hospedagem.
Como criar o arquivo .htaccess no WordPress?
Na maior parte das vezes, criar o arquivo não é necessário. O WordPress já cria o arquivo automaticamente quando necessário.
No entanto, caso o WordPress não tenha as permissões de escrita necessárias, o sistema poderá te pedir para fazer isso manualmente. Para te ajudar nesta tarefa, segue o conteúdo padrão do arquivo:
RewriteEngine On RewriteCond %{HTTPS} off RewriteRule (.*) https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L] # BEGIN WordPress <IfModule mod_rewrite.c> RewriteEngine On RewriteBase / RewriteRule ^index\.php$ - [L] RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d RewriteRule . /index.php [L] </IfModule> # END WordPress
Como editar o arquivo .htaccess?
Editar o arquivo é arriscado, já que ele pode causar erros no servidor se configurado de maneira incorreta.
Existem algumas formas de diminuir os riscos:
- Faça backup de seu site antes de editar qualquer um de seus arquivos. Desta forma, você pode reverter rapidamente mudanças caso algum erro aconteça.
- Nós indicamos a ferramenta Notepad++ para edição do arquivo.
- Use um local para testar suas edições antes de executá-los em seu site em produção. Em um local de homologação, você está livre para editar sem se preocupar os resultados em produção
- Descarrega o .arquivo htaccess para o seu computador local antes de fazer quaisquer edições. Assim, se partires algo no teu corpo .arquivo htaccess, você só precisa enviar a cópia original para corrigir o problema.
Qual é a localização padrão do .htaccess?
O arquivo .htaccess é encontrado no diretório raiz do seu site WordPress.
Talvez, seu cliente FTP pode não ser capaz de mostrá-lo, como por padrão todos os arquivos e nomes de diretórios começando com um período são considerados escondidos pelo servidor.
Para ver arquivos ocultos, você precisa de ativar a opção Mostrar arquivos escondidos em seu cliente FTP.
Conclusão
Espero que este artigo sobre o arquivo .htaccess tenha sido útil pra você.
Através deste arquivo de configuração do Apache, é possível alterar comportamentos de nossas aplicações, especialmente dentro do WordPress.
Antes de efetuar qualquer modificação dentro deste arquivo de configuração, é altamente recomendado criar um backup dele. Lembre-se que qualquer modificação ou erro poderá causar falha em seu site.