Instalação

O que é o arquivo .htaccess no WordPress?

O .htaccess é um arquivo de configuração lido pelo servidor. Como você verá neste arquivo, o .htaccess é capaz de sobrepor configurações do servidor e pode ser usado para autorização, redirecionar visitantes, reforçar a segurança do seu site, controle de cache, otimização do site e também reescrita de URL.

No WordPress, precisamente quando usamos Configuração de Links Permanentes, o arquivo .htaccess é usado normalmente para reescrever URLs, tornando-os mais limpos e legíveis por pessoas e motores de busca.

O que é arquivo .htaccess?

Visão geral de um arquivo .htaccess

Visão geral de um arquivo .htaccess

O .htaccess é um arquivo de configuração para o servidor Apache, utilizado pela maioria das hospedagens de sites.

Em outras palavras, ele contém regras que instruções como o seu servidor de hospedagem deve se comportar. Cada site criado em WordPress tem um arquivo .htaccess, localizado no diretório raiz. É um arquivo oculto por definição, por isso, começa com um “.”

O arquivo .htaccess controla como seus endereços são exibidos. Se você fizer uma mudança na sua estrutura de links, portanto, o WordPress irá atualizar automaticamente o arquivo com as novas instruções para o servidor.

Você também pode usá-lo para fazer ajustes de funcionalidade em seu site. Por exemplo, você pode configurar redirecionamentos 301 no no arquivo .htaccess. Você também pode usá-lo para melhorar sua segurança, como por exemplo, restringir o acesso ao seu site e outros arquivos principais.

Além disso, alguns plugins também podem adicionar suas próprias regras dentro do arquivo .htacess, que é o caso especial de arquivos de Cache e também outros plugins de segurança.

Como criar o arquivo .htaccess no WordPress?

Na maior parte das vezes, criar o arquivo não é necessário. O WordPress já cria o arquivo automaticamente quando necessário.

No entanto, caso o WordPress não tenha as permissões de escrita necessárias, o sistema poderá te pedir para fazer isso manualmente. Para te ajudar nesta tarefa, segue o conteúdo padrão do arquivo:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule (.*) https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [R=301,L]

# BEGIN WordPress
<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteRule ^index\.php$ - [L]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
</IfModule>

# END WordPress

Como editar o arquivo .htaccess?

Editar o arquivo é arriscado, já que ele pode causar erros no servidor se configurado de maneira incorreta.

Existem algumas formas de diminuir os riscos:

  • Faça backup de seu site antes de editar qualquer um de seus arquivos. Desta forma, você pode reverter rapidamente mudanças caso algum erro aconteça.
  • Nós indicamos a ferramenta Notepad++ para edição do arquivo.
  • Use um local para testar suas edições antes de executá-los em seu site em produção. Em um local de homologação, você está livre para editar sem se preocupar os resultados em produção
  • Descarrega o .arquivo htaccess para o seu computador local antes de fazer quaisquer edições. Assim, se partires algo no teu corpo .arquivo htaccess, você só precisa enviar a cópia original para corrigir o problema.

Qual é a localização padrão do .htaccess?

O arquivo .htaccess é encontrado no diretório raiz do seu site WordPress.

Arquivos dentro de um servidor de aplicação.

Arquivos dentro de um servidor de aplicação.

Talvez, seu cliente FTP pode não ser capaz de mostrá-lo, como por padrão todos os arquivos e nomes de diretórios começando com um período são considerados escondidos pelo servidor. Para ver arquivos ocultos, você precisa de ativar a opção Mostrar arquivos escondidos em seu cliente FTP.

Sobre o autor

rodrigomacedo

Deixe um comentário