Velocidade

Melhores plugins de Cache para WordPress

Você está procurando formas de melhorar a velocidade do seu site em WordPress? Há diversos fatores que podem influenciar o carregamento de um site, como sua codificação, potência do servidor, otimização de recursos como imagens e outras mídias.

No entanto, há formas de melhorar a velocidade através de recursos de cache. O WordPress possui diversos plugins feitos para realizar cache na sua aplicação.

Neste artigo, vamos ver os melhores plugins de cache para acelerar seu site.

O que é Cache?

O Cache é uma coleção de dados armazenados temporariamente na memória ou em outra mídia similar, feito para disponibilizar os dados de forma rápida. Em aplicações Web, é comum armazenarmos o cache na memória do servidor ou utilizar o disco rígido para adicionar estes dados.

Um bom gerenciamento de cache ajuda a armazenar informações solicitadas e, em seguida, armazená-las em um armazenamento temporário. Isso permite que o servidor consiga entregar a solicitação do usuário mais rapidamente, por consequência, melhorar também suas métricas de carregamento.

No WordPress, toda vez que um usuário visita seu site, WordPress busca de informações do banco de dados e, em seguida, executa várias outras ações antes da página ser enviada para o navegador do usuário. Agora, imagine 100 usuários acessando diversos recursos ao mesmo tempo no seu servidor. Isso pode causar lentidão e até remover seu site do ar.

Armazenar em cache permite que o seu site em WordPress simplesmente ignore a consulta ao banco de dados, e outras ações, e já exibe o conteúdo final para o usuário. O plugin de cache faz uma cópia da página depois da primeira carga, e, em seguida, que serve a versão em cache para cada usuário que acessar o mesmo conteúdo.

Por que é Importante usar Cache

O cache é importante, pois reduz a carga e evita sobrecarregar servidores de hospedagem, e torna o seu site mais rápido. No entanto, você precisa de uma configuração para melhorar o seu WordPress, tanto na velocidade e quanto no desempenho.

Ter um site mais rápido, melhora a experiência do usuário e incentiva a continuar consumindo seu conteúdo. Isso também ajuda a aumentar o engajamento, e o tempo gasto pelos usuários do seu site.

Também ajuda você a atingir ainda mais tráfego para o seu website a partir de pesquisa orgânica. Sistemas de busca dão uma importante vantagem para sites mais rápidos.

WP-Rocket

WP Rocket é um dos melhores plugin de cache WordPress no mercado. É o que apresenta a configuração mais fácil, é uma grande ajuda se você não conhece bem os termos técnicos.

Ele permite que os usuários faça o cache do seu site com um clique.

WP-Rocket também inclui recursos opcionais que você pode ativar para melhorar ainda mais o desempenho. Isso inclui otimizações para imagens, CDN, DNS, minimização de arquivos, e muito mais.

W3 Total Cache

W3 Total Cache é um dos mais populares do WordPress plugins de cache. Na minha visão, é um dos plugins mais completos e com mais opções, ideal para usuários mais avançados.

Ele inclui todas as funcionalidades que você vai precisar para configurar corretamente o cache no WordPress. Isso inclui a página de cache, cache de objetos, a compressão gzip, limitado minimização, CDN, cache de banco de dados e muito mais.

WP Super Cache

WP Super Cache é outro popular plugin de cache. Ele é gratuito e é recomendado por diversas empresas de hospedagem.

O WP Super Cache inclui todos os recursos de cache que você precisa para acelerar o seu site. Isso inclui a compressão gzip, página de cache, cache de pré-carga, CDN suporte avançado de cache de pré-carga, e muito mais.

 

Sobre o autor

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, trabalha desenvolvendo sites há mais de 10 anos. Trabalhou como analista e desenvolvedor de software em diversas empresas multinacionais.

É o fundador da empresa Wisebits, uma empresa focada no mercado digital.

Deixe um comentário