MailChimp: Uma das melhores ferramentas de e-mail marketing

O MailChimp é uma das principais ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas no mundo.

Ela se destaca entre mais eficientes, fáceis de utilizar e com bom custo-benefício.

Além disso, essa ferramenta é uma das mais populares segundo uma pesquisa realizada pela Tech Trends 2018.

Ela aparece com a ferramenta mais utilizada pelas agências do Brasil, com 48,5% entre 428 entrevistados.

Quem utiliza essa ferramenta no dia a dia entende sabe exatamente o motivo pelo o qual ela é tão popular.

Se você ainda não conhece essa ferramenta e quer saber como ela funciona, continue neste artigo.

O que é MailChimp?

MailChimp é uma ferramenta de e-mail marketing que oferece diversas funcionalidades e layouts para e-mails.

Com ele é possível segmentar listas de contatos, fazer envios automatizados e integrar com outros serviços.

Ela foi criada em Atlanta nos Estados Unidos, em 2001 por uma agência de web design.

O objetivo era oferecer para os usuários uma ferramenta simples, barata e direcionada para os pequenos negócios.

Sendo assim, a plataforma cresceu no mercado e consolidou-se independente em 2007.

Entretanto, atualmente ela deixou de ser apenas uma simples ferramenta de –e-mails, pois desde 2017 ela passou a integrar outros canais como Google ads, Facebook e Instagram.

Para que serve o MailChimp?

MailChimp realizando o envio de e-mail marketing
Imagem que representa o envio de e-mail marketing

Mesmo sendo uma ferramenta para e-mail marketing, o MailChimp oferece para os usuários diversas funcionalidades extras.

Por exemplo, você pode utilizá-la para criar outros tipos de campanhas de marketing como publicações nas redes sociais, landing pages, anúncios, além de poder gerenciar também os seus clientes por meio do sistema de CRM.

Com a utilização desses os usuários conseguem ter uma gestão de marketing melhor podendo visualizar os resultados, que revelam o desempenho das estratégias de marketing de forma geral.

Quais funcionalidades são oferecidos pelo MailChimp?

O MailChimp oferece diversas funcionalidades para que para que a campanha de marketing dos seus usuários seja completa. Observe os principais recursos:

  • Relatório de desempenho,
  • Insights de otimização de campanhas,
  • Integração com outras plataformas de gestão e marketing,
  • Editor de imagens para campanhas de marketing,
  • Mais de 100 temas prontos para landing pages e e-mail,
  • Criação de publicações em redes sociais e anúncios na web,
  • Criação de formulário de cadastro,
  • Testes A/B para e-mail,
  • Ferramenta de CRM,
  • Segmentação de lista de contato,
  • Automação de envios de e-mail,
  • Segmentação de lista de contato,
  • Criação de lista de público semelhante.

Quanto custa os planos do MailChimp?

Como o objetivo da ferramenta é atender os pequenos negócios, MailChimp oferece um plano gratuito e outras opções pagas com ótimo custo-benefício.

O preço da contratação varia de acordo com o limite de cotados, de envios por mês e as funcionalidades disponíveis. Os seguintes planos são:

  • Gratuito,
  • Essentials (a partir de U$ 9,99/mês),
  • Standard (a partir de U$ 14,99/mês),
  • Premium (a partir de U$ 299/mês).

O plano gratuito é uma excelente opção para os iniciantes por oferecer até 2 mil contatos e até 10 mil envios mensais.

Além disso, o usuário pode acessar vários templates e ter relatórios básicos, além de poder automatizar o envio de e-mails de boas-vindas, abandono de carrinho e entre outros.

Por outro lado nas opções pagas, o preço vai aumentando conforme o número de contatos e de envios cresce. Porém, as funcionalidades também se tornam melhores.

Por exemplo, na opção Essentials você pode realizar testes A/B e utilizar todos os templates disponíveis.

Por outro lado, no plano Standard você pode realizar envios automáticos, criar anúncios de remarketing e personalizar os templates.

Além de poder aproveitar um bom pacote de ferramentas ideais para o seu negócio.

As principais vantagens

A ferramenta se destaca por ser amigável, intuitiva e fácil de utilizar – mesmo por pessoa sem experiência em programação ou design.

Outra vantagem do MailChimp é o seu plano gratuito com várias funcionalidades que permitem ser utilizadas para fazer o seu negócio crescer e, só depois você pode migrar para o plano pago. As opções pagas possuem excelentes vantagens.

Por fim, uma das principais vantagens da ferramenta é a sua taxa de entrega satisfatória que promete com eficiência entre 96 a 99%.

Quais são as desvantagens?

Apesar de oferecer diversos recursos interessantes o MailChimp também apresenta algumas desvantagens.

Para começar ela é completamente em inglês. Sendo assim, você em algum momento precisará utilizar o Google Tradutor, mas isso não será um problema para utilizar a plataforma.

Além disso, outra desvantagem é o suporte completamente inglês disponível apenas para os planos pagos.

Como fazer para utilizar a ferramenta?

Para que você possa explorar todas as funcionalidades oferecidas pela ferramenta é necessário primeiramente se cadastrar.

Para isso, acesse a página do MailChimp, e em seguida informe os dados para fazer o cadastro.

Após isso, escolha o plano que deseja utilizar e comece a fazer as configurações iniciais relacionadas ao seu negócio e quando finalizar você poderá criar as campanhas.

Como capturar contatos para criar audiência?

Capturar contatos é muito importante para gerar audiência, pois é por meio da lista que empresa se conecta com potenciais clientes, gera relacionamento e conversão em vendas.

Por este motivo é importante criar a sua base de contato por meio de estratégias de marketing digital.

Para facilitar o trabalho você pode utilizar alguns recursos que são oferecidos pela ferramenta:

Criar uma landing page

As landing pages são excelentes para capturar contatos, já que são criadas com objetivo de gerar conversão de visitantes em leads.

Para criar uma basta você acessar a aba de “Create” que fica localizado no menu superior e depois clicar em Landing Page para começar a configurar de acordo com o seu gosto.

Criar um formulário de contato

Com o formulário de contato, você pode aumentar ainda mais a sua lista de contatos.

Para fazer isso, basta utilizar alguma das opções de formulários oferecidos pela ferramenta. Para criar o formulário de contato acessa o menu de Audience e clique em Signup Formes para começar a configurar.

Ao acessar você encontra diversas opções de configuração como:

  • Facebook Forms: para criar formulário na sua página do Facebook,
  • Form Integrations: para criar formulário em outras plataformas,
  • Form builder: opção para você definir os campos e o layout do formulário,
  • Subcriber pop-up: para você criar formulário com estilo pop-up.

Importar contatos de uma lista externa

A importação da lista de contatos é uma forma de criar uma audiência por meio de contatos que você coletou em outros canais. Para fazer isso, existem três opções:

  • Importar contatos por arquivo CVS ou TXT,
  • Copiar e colar contatos de um arquivo XLS ou XLSX,
  • Importar contatos ao integrar os seus serviços com zendesk.

Após criar a sua base de contato você já pode iniciar as campanhas.

Como criar uma campanha com MailChimp?

A ferramenta por ser fácil de utilizar permite que você possa criar campanhas de e-mail sem qualquer dificuldade. Observe os passos:

  1. Abra a sua conta com o seu e-mail e senha.
  1. Faça a configuração do seu nome e e-mail: essa opção é importante para que aparecer o seu nome para os destinatários.
  1. Faça a importação da lista de contatos: para fazer isso você pode utilizar várias maneiras como planilhas ou fazer upload de arquivos TCT ou CVS.
  1. Faça a segmentação dos destinatários: para fazer essa segmentação você deve utilizar os filtros.
  1. Adicione um nome na campanha: esse nome é importante para que você possa acompanhar as estatísticas depois.
  1. Assunto: o assunto é nome que aparece para os destinatários.
  1. Defina as estatísticas que você quer acompanhar: Essa é a parte mais importante da campanha. Sendo assim, defina quais os parâmetros você deseja acompanhar como, por exemplo, a taxa de abertura, cliques ou CTA.

Dicas para potencializar as suas campanhas de e-mail

Mesmo essa ferramenta oferecendo diversos recursos para criação de campanhas completas.

É importante que você siga algumas dicas para potencializar os resultados.

Evite fazer spam

Um dos maiores erros de uma campanha de e-mail marketing é quando ela é confundida com spam. Geralmente o e-mail apresenta essa característica quando utiliza alguma palavra mirabolante.

Por isso, evite frase do tipo “clique aqui para ganhar dinheiro” e entre outras palavras semelhantes.

Adapte-se ao mobile

Atualmente as pessoas estão mais conectadas nos dispositivos móveis e sendo assim, para que a sua campanha de e-mail seja eficaz é importante adaptá-la ao mobile também para que ela possa ser aberta em qualquer dispositivo.

Faça testes primeiro

Após criar toda a estrutura do seu e-mail dentro do MailChimp, e ele estiver pronto para enviar, você deve fazer um teste primeiramente.

Assim evitará que algum problema possa atrapalhar a sua campanha como, por exemplo, algum link errado, imagem errado e entre outros elementos.

Sendo assim, antes de enviar a campanha completa faça primeiramente um envio como teste para o seu e-mail pessoal para que assim possa testar todos os elementos.

Conclusão

Se você precisa de uma ferramenta completa para o seu negócio com certeza irá gostar do MailChimp.

Diferente das demais ferramentas de e-mail marketing mesmo com o plano gratuito os usuários podem desfrutar de diversos recursos para criação de campanhas.

Além disso, como você percebeu ele possui uma taxa de entrega de envios eficiente com até 99%.

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