Aparência

Como traduzir temas no WordPress

É bastante comum que um tema do WordPress venha apenas com o idioma do desenvolvedor, que normalmente é em inglês.

Mas o que fazer quando se quer que o tema tenha seus textos adequados e 100% no idioma de nossos usuários? Normalmente, alguns usuários ficam um pouco confusos sobre como traduzir temas no WordPress. Isso porque muitos acreditam que é necessário ter um conhecimento técnico avançado ou, simplesmente, precisam entender programação para realizar este procedimento.

Neste artigo, eu vou te explicar como fazer a tradução do WordPress através de um plugin simples: O Loco Translate.

Por que é importante traduzir temas?

Existem diversos motivos para se traduzir um tema.

Um dos principais motivos pra se traduzir um site é relacionado a percepção de profissionalismo e imagem que você irá passar aos seus visitantes.

Imagine o site de uma empresa com o qual você estaria disposto a contratar um serviço. Provavelmente, você ficaria desconfiado se viesse alguma parte do site em um idioma desconhecido.

Além disso, deixar partes do seu site em outro idioma pode também dificultar o uso do site. Algumas pessoas podem achar confuso e até mesmo, abandonar seu site se acha-lo difícil.

Além disso, sistemas de busca contabilizam a experiência do usuário como um dos critérios para posicionamento em seus resultados. Por isso, ter um site acessível e com boa usabilidade é tão útil para qualquer negócio.

Considerações importantes antes de começar a traduzir

Com o método que eu irei te ensinar aqui, você será capaz de traduzir todos os textos de um tema.

Altere o idioma padrão do WordPress

Antes de começar a fazer a tradução, é preciso que você configure corretamente qual é o idioma padrão do seu WordPress.

Para isso, vá para o menu Configurações → Geral e escolha o seu idioma a partir da língua de caixa selecionada.

Traduza apenas o que será visto pelos seus usuários

Mas, pode ser que você gaste algumas horas (ou até dias) traduzindo o tema, dependendo de quantas palavras e expressões seu tema utiliza.

Muitas das expressões e textos serão vistos apenas pelos administradores ou algum outro usuário cadastrado em sua plataforma. Por isso, pode ser desnecessário ter que traduzir todos os textos do seu texto.

Por isso, aconselhamos você a traduzir apenas os textos que são visíveis aos usuários. Desta forma, você irá traduzir apenas o que é essencial aos usuários.

Obtenha temas que estão preparados para tradução

Há alguns casos que temas não são programados para ser traduzidos. Isso acontece porque o desenvolvedor não criou rotinas e não adicionou strings localizáveis em seu código.

Por tanto, a única forma de traduzir o tema por hard coding, método que eu ensino dentro do curso wp samurai. Ele é apenas recomendado neste único caso.

Traduzindo o tema utilizando o Loco Translate

Neste artigo, nós vamos utilizar o Loco Translate. Ele possui nativamente todos os recursos necessários para traduzir tema no WordPress, incluindo seu próprio editor de arquivos do tipo PO.

Você facilmente poderá editar, criar e salvar arquivos de tradução em seu site.

Existem algumas formas de traduzir temas como dito no vídeo acima, no entanto, usar o plugin Loco Translate é uma maneira rápida e fácil para deixar o seu site adequado ao idioma do seu conteúdo.

Primeiro, você precisa instalar o plugin. Ir para Plugins → Adicionar novo e procurar por Loco Translate. Em seguida, instalar e ativar o plugin.

Depois de instalar o plugin, você verá um novo item de menu Tradução (Loco) à esquerda. Agora vá para Loco Traduzir → Themes e selecione o tema que deseja traduzir.

Caso você tenha dúvida sobre qual é o tema ativo em seu site, retorne ao menu de Aparência, e confirme o nome do tema que está utilizando.

Selecione a linguagem que irá traduzir o tema

Tela de seleção de tradução com Loco Translate

Tela de seleção de tradução com Loco Translate

Ao selecionar o tema a ser traduzido, é a hora de você criar sua própria tradução.

Selecione o novo idioma e onde salvar o arquivo de tradução. Recomendamos salvar arquivos na pasta da língua para ter certeza de que a tradução está disponível quando o tema é atualizado.

Faça a tradução do arquivo de idioma recém criado

Depois disso, clique no botão Start Translating.

Agora a tela de tradução aparece com todo o texto do tema. Para traduzir um texto, basta selecioná-lo e digitar a tradução na caixa abaixo:

Tela de edição de tradução de textos no tema

Tela de edição de tradução de textos no tema

Resolução de problemas

Separamos algumas das dúvidas frequentes de nossos usuários sobre como traduzir temas. Se você possui ainda alguma dúvida, utilize a barra de comentários abaixo que nós iremos te ajudar.

Eu tenho um site em WordPress feito por um desenvolvedor. É possível que eu mesmo possa traduzi-lo?

Sim, é possível. Você pode utilizar o método apresentado no vídeo acima para começar a tradução.

 

Sobre o autor

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, trabalha desenvolvendo sites há mais de 10 anos. Trabalhou como analista e desenvolvedor de software em diversas empresas.

É o instrutor do treinamento WP Samurai e proprietário/fundador da Wisebits.

Deixe um comentário