Como ter um SSL Gratuito

Como ter um SSL gratuito é a dúvida de muitas pessoas que têm sites, lojas virtuais ou blogs dentro da plataforma WordPress.

Em resumo, significa transformar a sua página de um ambiente inseguro (HTTP) para uma conexão confiável (HTTPS).

Veja na matéria de hoje como conseguir isso de forma simples e gratuita. Confira e boa leitura!

O que é o certificado SSL?

De maneira direta e simplificada, o certificado SSL garante:

  • Segurança de dados trocados entre usuários e o site que ele visita;
  • Criptografia de informações existentes na conexão;
  • Atrai visitantes e clientes de forma natural e orgânica (por ser um ambiente mais seguro).

Esse último item é importante, afinal, nada espanta mais os usuários de um site que a mensagem de “site não-seguro”.

Sobre isso, existe uma forma de identificar se uma página conta com certificado SSL: os sites que possuem esse item de segurança têm um cadeado verde na sua barra de endereço.

Como ter um SSL gratuito pode melhorar a sua performance?

Conforme dissemos acima, possuir um certificado SSL garante boa visibilidade online. Além disso, possibilita que as pessoas permaneçam conectadas à sua página.

Ademais, se você possui uma loja virtual esse tipo de certificado garante mais segurança nas transações bancárias, bem como na troca de dados pessoais de clientes.

Por fim, mas não menos importante, um certificado SSL inibe (muito) a ação de hackers. Afinal, esse dispositivo atrapalha a captura de dados trocados entre os visitantes da sua página e as informações do próprio site.

Afinal, como ter um SSL Gratuito?

De antemão, saiba que existem duas formas bastante simples de conseguir o certificado SSL gratuito para o seu WordPress.

A primeira forma é através da sua própria plataforma de hospedagem. Já a segunda, é através da empresa Cloudflare.

Entenda melhor sobre isso abaixo.

Plataformas de hospedagens

Atualmente, muitas plataformas de hospedagens oferecem o certificado SSL gratuitamente em seus planos de serviços. As principais e mais famosas são:

Hostgator

A Hostgator está em plena ascensão e seus serviços têm melhorado a cada dia. Desse modo, todos os seus planos e que atendem a diversos tipos de sites diferentes, possuem certificados SSL grátis.

Hostinger

A Hostinger é uma empresa muito recomendada quando o assunto é hospedagem de sites. Todavia, você só consegue um certificado SSL grátis dos planos Business em diante.

SiteGround

O SiteGround tem caído no gosto dos brasileiros. A plataforma é uma das melhores quando o assunto é gerenciamento de WordPress e disponibiliza certificado SSL gratuitamente aos seus usuários.

Minha plataforma não oferece certificado SSL gratuitamente e agora?

Se você já possui um serviço de hospedagem e ela não oferece o certificado SSL grátis, fique tranquilo(a)!

É possível agregar esse tipo de item no seu site através da plataforma Cloudflare. A Cloudflare oferece melhoria de performance e certificado SSL mesmo no seu plano de hospedagem gratuito.

Como ativar o certificado SSL da Cloudflare?

Se você não possui o certificado gratuito em sua plataforma, veja abaixo como utilizar o da Cloudflare no seu endereço online. É simples e prático, confira!

  • Faça seu cadastro no site da Cloudflare;
  • Depois, hospede seu DNS na plataforma. Para isso, a empresa irá lhe fornecer chaves de servidores que você deverá inserir onde você registrou o seu domínio;
  • Em no máximo 48 horas você poderá usufruir de todos os serviços da plataforma, como ter um SSL gratuito, por exemplo.

Para ativar o certificado SSL, siga o passo a passo abaixo:

  • Vá ao painel inicial da plataforma;
  • No canto superior esquerdo, haverá um ícone de cadeado (com a sigla SSL/TLS), clique nele para ativar o certificado gratuito da sua página;
  • Posteriormente, clique na opção “Full” que aparecerá na sua tela. Agora, você já pode contar com um dispositivo de segurança e melhor performance para o seu site.

O que fazer após ativar o certificado SSL?

Agora que você já ativou o certificado SSL, são necessárias algumas atitudes para melhorar a performance do seu WordPress, tais como:

Redirecione os usuários da página HTTP para a nova versão HTTPS

Para garantir isso, basta utilizar um plug-in que facilita esse procedimento. Ou ainda, use o código 301 de redirecionamento de sites.

Atualize o banco de dados

Para isso, altere o endereço no banco de dados como se faz em uma migração. Ou seja, troque o “http://meusite.com” para “https://meusite.com”.

Viu como ter um SSL gratuito pode ser simples? Confira mais dicas como a de hoje em nosso site e acompanhe os nossos posts!

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!