Aparência

Como instalar um tema no WordPress

Você quer saber como instalar um tema no WordPress? Há sim, diversos motivos pra isso. O principal deles é a variedade de temas que é possível ter em seu site.

Há centenas de milhares de temas disponíveis, tanto gratuitos quanto pagos. Se você é proprietário de um site, provavelmente você quer experimentar alguns deles em seu site até que você encontre o ideal para seu negócio.

Neste artigo, vou te ensinar como instalar um tema WordPress. Vou te mostrar três maneiras diferentes de instalar um tema, para que você possa escolher o método que funciona melhor para você.

Principais cuidados ao instalar um tema

Como você verá, instalar um tema no WordPress é relativamente fácil, mas tenha em mente que se você ativar um novo tema, ele irá mudar a aparência do seu site e também suas funções.

Se você está instalando um tema WordPress em um novo site, então você está pronto para ir.

No entanto, instalar temas em sites antigos podem causar algumas dores de cabeça. Senão instalar corretamente, você poderá perder algumas páginas pela sobrescrita de páginas de demonstração e também widgets nativos no tema anterior.

Portanto, em sites que já estão em produção, o ideal é efetuar backup antes e realizar a instalação em ambiente de desenvolvimento primeiro. Você também pode utilizar sua própria máquina para isso.

Instalar um tema usando o administrador

Se você quer saber como instalar um tema gratuito a partir do diretório de temas, a maneira mais fácil é usando a funcionalidade de busca interna do painel administrativo.

Para isso, logue no painel administrativo. Em seguida, em no menu Aparência >> Adicionar Novo.

Imagem do menu de aparência

Na próxima tela, você poderá selecionar temas a partir de: destaques, populares, mais recentes ou utilizar o filtro para buscar temas com determinadas características.

Utilizando o Filtro de Características para buscar temas

No filtro de características, você poderá filtrar temas com base nas funcionalidades.

Por exemplo, você pode classificar temas por assunto, características específicas como quantidade de colunas, e até questões de design.

Com base em sua pesquisa, você verá uma lista de temas que atenderam aos seus critérios da sua consulta.

Quando encontrar o tema que quer instalar, basta selecioná-lo com mouse. Ao passar por cima da imagem do tema, o botão de Instalar será exibido. Para instalar o tema, apenas clique no botão Instalar.

WordPress irá agora instalar o seu tema e mostrar-lhe uma mensagem de sucesso, juntamente com os botões “ativar” ou “Ver Ao Vivo”.

Ativar o tema instalado

Agora que você já instalou o tema, chegou o momento de ativá-lo.

Dependendo do tema, ele pode adicionar opções de configuração adicionais que você pode precisar configurar.

O tema também pode solicitar a instalação de plugins recomendados pelo desenvolvedor. Você também poderá baixar páginas de demonstração.

Você pode seguir as instruções na tela, ou clicar no botão Personalizar para começar a configurar o seu tema.

Instalar um tema fazendo upload no painel administrativo

Com o WordPress, você também tem a opção de instalar um tema que não está dentro do repositório gratuito. Há também opção de instalar realizando o upload do arquivo.

Este método é especialmente necessário quando nós compramos um tema premium de empresas como ThemeForest, entre outros repositórios.

Comece inicialmente baixando o arquivo zip do tema que você comprou de um mercado ou uma loja de tema comercial.

Em seguida, vá para no menu Aparências >> Adicionar Novo. Depois, clique botão Adicionar no topo da página.

Isto irá levá-lo para a página Adicionar um novo. Uma vez que já tem o tema que deseja instalar, vá em frente e clique no botão “Enviar Novo” no topo.

Você precisará escolher o arquivo .zip que transferiu anteriormente. Selecione o ficheiro e carregue em “Instalar Agora”.

Uma vez que seu tema está instalado, você vai ver uma mensagem de sucesso, juntamente com o link para ativar e visualizar o tema.

Clique no link “Ativar”, e você instalou e ativou com sucesso o seu tema WordPress.

Dependendo do tema, ele pode adicionar opções de configuração adicionais que você pode precisar configurar através do Personalizador de tema ou através de um painel de opções .

Instalando tema pelo FTP (ou Gerenciador de arquivos )

Você também pode fazer a instalação fora do painel administrativo do WordPress. O único requisito é ter acesso ao diretório de pastas da aplicação.

O primeiro passo é baixar o arquivo do tema em seu computador. Depois disso, extraia os arquivos.

Você precisará enviar apenas a pasta do tema.

Para fazer isso, você vai precisar se conectar à sua conta de hospedagem site usando um cliente FTP.

Uma vez conectado, você precisa acessar o diretório /wp-content/themes/. Dentro, você verá pastas para todos os temas atualmente instalados em seu site.

Selecione a sua pasta tema aberto do seu computador e, em seguida, enviá-lo para o seu site.

Uma vez que você tenha carregado o tema, você precisa ir para a sua área de administração e clicar em Aparência >>Temas, e assim, ativar o tema.

Sobre o autor

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, trabalha desenvolvendo sites há mais de 10 anos. Trabalhou como analista e desenvolvedor de software em diversas empresas.

É o instrutor do treinamento WP Samurai e proprietário/fundador da Wisebits.

Deixe um comentário