Como incluir mapa no site WordPress

Se você quer saber como incluir mapa no site no WordPress, vamos mostrar como fazer isso de forma simples e prática.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a instalação de um mapa do Google dentro do site não é tão complexa quanto parece ser.

Para fazer isso, basta você utilizar as ferramentas necessárias configurá-las para que o mapa seja interativo ou fixo.

O mapa interativo se destaca por permite que você possa adicionar marcadores móveis enquanto o mapa fixo não possui essa funcionalidade e apresenta apenas uma opção fixa.

Por que incluir mapa no site WordPress?

Hoje muitos sites utilizam mapa interativo porque eles funcionam com um cartão, que convida as pessoas a compartilhar seus locais ou ir a lugares que desejavam conhecer.

Por exemplo, quando os usuários não sabem o endereço de um restaurante famoso ao acessar o site podem conferir o endereço e também as ruas e avenidas próximas com ajuda do mapa que está instalado.

Por este motivo muitas empresas estão incorporando o Google Maps dentro do site.

Como incluir mapa no site WordPress de forma manual

O Google Maps permite que qualquer pessoa possa incorporar o mapa dentro do site e utilizar os diversos recursos que são oferecidos por ele sem nenhuma dificuldade como, por exemplo, criar cartões, aumentar e diminuir o zoom e entre outras funcionalidades.

Para inserir o mapa é simples você precisa acessar o Google Maps e ir até a aba “Meus Mapas do Google” e clicar no botão “Criar um novo mapa”.

Logo após você deve escolher um título para o mapa que será criado, em seguida encontre o local que quer compartilhar utilizando a barra de pesquisa que fica na parte superior.

Após encontrar a localização você pode ampliar e utilizar o marcador que fica na parte superior para fazer as marcações dos locais no seu mapa. Para fazer isso, basta clicar no local escolhido e renomear e escolher um ícone.

Ao criar diversos marcadores no seu mapa você pode usar linhas para apresentar a distancia entre eles.

Após criar os seus cartões é necessário clicar no botão de “compartilhar” localizado no menu à esquerda. Em seguida configurar o acesso de privado para público.

Após realizar essa configuração você pode compartilhar o mapa no seu site. Para fazer isso, basta clicar no ícone de “três pontinhos” que fica ao lado do título do cartão e em seguida clicar na opção de “Incorporar este mapa”.

Ao realizar esse procedimento você deve copiar o código e inserir na área onde o mapa irá aparecer no seu site. Depois de colar o código o mapa que você criou será exibido com os pontos que foram marcados.

Todo esse procedimento é simples e você não terá nenhuma dificuldade para realiza-lo.

Como incluir mapa no site WordPress com plugin

Para facilitar a instalação de um mapa no seu site existe alguns plugins para WordPress que permite que incorporação dos mapas seja mais prática.

Isso porque eles permitem que você possa fazer tudo sem precisar sair do painel do WordPress. Observe alguns plugins que podem ser utilizados no seu site.

Google Maps Widget

Esse plugin se destaca por ser simples de usar ele permite que você possa criar um mapa utilizando o Google Maps Static API.

Ele é uma boa opção porque oferece uma maneira mais adequada para o desempenho ao incorporar uma imagem estática ao invés de utilizar um mapa interativo.

Por ter essa característica ele se destaca para as pessoas que desejam ter algo mais simples e leve.

Após a ativação do plugin será necessário inserir a chave de API do Google Maps nas configurações dele.

Após isso, ele permitirá que você possa adicionar um widget em qualquer área do site.

Google Maps Easy

Esse plugin ajuda na criação de mapas personalizados com seus próprios marcadores e anotações.

Ao criar os seus próprios marcadores você pode utilizar os ícones personalizados que podem ser, por exemplo, imagens ou textos para fazer suas descrições.

Além disso, ele também permite que o mapa criado possa ser controlado pelos usuários e eles podem usar o zoom.

Após a criação do mapa você pode inseri-lo em qualquer parte do site com um shortcode ou com PHP.

Intergeo

O intergeo é plugin popular e com ele você pode criar seus próprios mapas dentro do seu site utilizando marcadores personalizados.

Além disso, ele permite que os seus usuários tenham controle de todas as funcionalidades oferecidas.

Ao instalar no site você conseguirá criar mapas diretamente no painel do WordPress.

Em seguida é possível incorporar o mapa criado em qualquer parte do seu utilizando o shortcode.

Gutenberg Block For Google Maps Embed

Esse plugin é simples de utilizar e permite que você possa adicionar um bloco no seu site WordPress exclusivo para Google Maps.

Ao instalar esse plugin é possivel incorporar qualquer endereço e também escolher:

  • Mapa interativo ou mapa estático,
  • Nível de zoom,
  • Dimensões,

No entanto, o Gutenberg Block For Google Maps Embed não permite que os seus usuários possam criar mapas personalizados.

Esse plugin é uma opção se você utiliza o novo editor em blocos e deseja uma maneira de mais fácil de inserir alguns mapas.

Conclusão

Como você observou aqui existem duas maneiras para incluir mapa no site WordPress por meio de plugins ou fazendo a incorporação de forma manual.

Não importa opção que seja escolhida para inserir o mapa no seu site, mas é fundamental que você se certifique que a instalação de um mapa não vai prejudicar o desempenho do site.

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!