Como gravar uma vídeo aula

Depois da pandemia causada pelo Covid-19, foi decretado a quarentena para diversos estabelecimentos, assim como também para as instituições de ensino.

Por causa disso, o melhor método para que os estudantes aprendessem mesmo a distância, foi o ensino por meio virtual ou online.

Sendo assim, vários professores e alunos tiveram que se adequar a essa mudança repentinamente, o que tornou um pouco complicado as aulas a distância, por esse motivo, é necessário que os professores tenham um bom planejamento ao efetuar ou gravar uma aula no meio virtual.

Dessa forma, nesse artigo vamos te mostrar como gravar uma vídeo aula, para que seus alunos possam aprender com facilidade. 

Além disso, é importante ter uma área de membros para disponibilizar seu curso online. Para isso, você pode aprender a criar sua área de membros utilizando nosso treinamento completo (Clique aqui).

Faça anotações e organize sua agenda

É importante que os professores efetuem um bom planejamento quanto a sua aula, já que é a distância.

Como é a distância se torna um pouco mais complicado para ensino-aprendizado de professores e alunos.

Por esse motivo, é necessário que o professor faça anotações e organize bem a sua agenda. Para isso, existem algumas ferramentas no meio virtual que podem ajudar na organização e anotação do seu vídeo aula online. Veja:

Evernote

O Evernote é um aplicativo bem conhecido e bastante aplicado por estudantes para organização dos seus estudos.

Apesar dos alunos usarem esse método para estudo e organização das suas atividades, assim como disciplinas.

Os educadores também podem utilizar essa ferramenta para organizar a sua aula, bem como para complementar as suas notas durante a aula, como a utilização de artigos, vídeos, imagens, entre outros. 

Uma vantagem da utilização dessa ferramenta é que o educador pode compartilhar todas as suas anotações, vídeos, imagens, etc para os seus estudantes.

Já que o próprio aplicativo oferece um chat que permite que os discentes possam interagir, debater e tirar as dúvidas sobre a componente curricular com o seu docente. Além do mais, o App permite um canal aberto entre todos os usuários e ressalta os estudos grupal. 

Google Agenda

Essa mudança de rotina de aula, causada pela pandemia, permitiu que os professores tivessem dificuldade e confusões com sua agenda.

Como o ensino é a distância tem que ter um bom planejamento de aula, para aqueles que opta por gravar uma a vídeo aula e também para aqueles que precisam postar mais os conteúdos de estudos para seus alunos.

Em virtude disso, a falta de organização pode causar um mau aprendizado dos alunos. Por isso, é bom contar com uma agenda virtual que facilite mais o cotidiano, principalmente, aqueles que possuem um tempo curto. Dessa forma, é necessário gravar uma aula e o Google Agenda pode ser uma boa opção para os professores que tem um tempo curto. 

Grave vídeo ou capture áudio

Para que os docentes possam gravar uma vídeo online, há vários aplicativos e ferramentas disponíveis, que podem facilitar ao gravar a sua aula.

Alguns também optam pela produção de áudios, que também existe plataformas especializadas para áudios. Confira:

VideoShow

A plataforma VideoShow é bastante conhecida que permite aos usuários a gravação, assim como a edição dos vídeos. Além do mais, esse aplicativo pode também integrar fotos, vídeos, textos e músicas, possuindo um formato bem simples para edição. 

Além disso, o aplicativo conta com uma variedade de templates que podem ser utilizados livremente e permite também os usuários criarem o seu próprio formato.

Na ferramenta existe uma alternativa para que os usuários possam gravar seu próprio vídeo, basta entrar no App e ir até a opção “Super Câmera”. Depois de gravar a sua vídeo aula, poderá editá-lo e finalizando a sua edição, essa plataforma permite que o arquivo de vídeo seja exportado, na formatação escolhida, para outras mídias, como para redes sociais e também permite a exportação para outro celular. 

Audio Recorder

As dificuldades para ambos, tanto para professor quanto para aluno, são diversas, como a possibilidade de alguns dos estudantes não terem ou conseguirem acesso à internet frequentemente.

Por esse motivo, o aplicativo Audio Recorder pode ser uma boa alternativa para transferir seus conteúdos de aula por meio de áudios, esse formato permite que sejam compartilhados facilmente em diversas mídias ou redes sociais, como o WhatsApp. 

Edite seus vídeos com qualidade

Ao gravar uma aula é necessário que seja de boa qualidade para que os alunos possuam bons resultados no ensino.

Para isso, ao gravar uma aula é preciso editar os seus vídeos com qualidade, cortar frases repetitivas, silêncios ou a inserção de marcadores virtuais, para o auxílio do entendimento do aluno.

Para que edite seus vídeos com qualidade, existem algumas ferramentas grátis, que podem ser adquiridas até mesmo no celular. Veja só: 

InShot

O InShot é um aplicativo de edição de vídeo em que pode ser adquirido gratuitamente, tem um design bastante acessível e fácil de utilizar, principalmente, para aqueles usuários que não entendem de edição, o que consequentemente, economiza o tempo do professor ao editar o vídeo. 

Essa ferramenta permite adicionar diversos efeitos e edições, como legendas, músicas, imagens, entre outros. Além do mais, essa plataforma pode ser baixada para diversos tipos de celular e ocupa pouco espaço na memória do seu celular. 

KineMaster

O aplicativo KineMaster é muito conhecido, bem desenvolvido, destinado para os que desejam editar seus vídeos.

Esse programa permite que os usuários editem diversas camadas distintas, bem como a utilização de vídeos, textos, áudios, imagens, entre outras variedades de opções.   

Dicas importantes para gravar videoaulas

É importante lembrar que ao gravar uma vídeo aula, é bem diferente de gravar um vídeo para apenas entretenimento. Para qualquer professor, seja aula presencial ou online, é necessário ter cuidados bem específicos ao iniciar uma gravação. Veja a seguir as dicas:

  • Falar pausadamente, permitindo que os alunos compreendam melhor;
  • Seja breve, indo diretamente ao foco de sua aula;
  • Planeje bem as suas aulas, para os estudantes aprenderem com facilidade, mesmo remotamente. 

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!