Instalação

Como escolher um bom nome para seu domínio

Escolher o nome de domínio certo para o seu site é crucial para o seu sucesso.

Se você escolher o nome de domínio errado, pode te trazer mais prejuízo que retorno. E mais tarde pode prejudicar sua marca, e horas e horas de trabalho.

Eu costumo pensar que a escolha do nome de um domínio é parecido com o nome de uma empresa. Precisa de planejamento e muitas considerações antes de registrar o domínio. O nome do domínio tem um valor grande, e realmente precisa se encaixar com seu negócio.

E nós iremos ver dentro deste artigo, que além de se encaixar com o negócio, ele precisa de alguns outros cuidados.

É por isso que é extremamente importante que você escolha o melhor nome de domínio desde o início. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas para que você consiga escolher o domínio ideal para seu negócio.

Escolhendo a extensão certa (.com, .com.br, .net, etc…)

Como escolher um bom nome de domínio

Existem muitas extensões de novos nomes de domínio disponíveis hoje, a partir do original .com, .net, .org e algumas extensões de domínios mais recentes como como .pizza, .site.

Se seu negócio não é preso a determinada localização, o ideal é que você escolha um domínio internacional, como o .com.

Se seu negócio é local, considere incluir sua cidade ou estado em seu nome de domínio para tornar mais fácil para os clientes locais para encontrar e lembrar. Exemplo: CriolipoliseRiodeJaneiro.com.

Embora possa ser ótimo, usar extensões novas de domínios, as extensões tradicionais geram mais confiança. Novas extensões de domínio como .ninja, .pizza pode não não gerar confiança ou credibilidade para o seu usuário final.

Os domínios .com também são os mais memoráveis e mais fáceis de anotar. Muitos usuários, especialmente aqueles que não são tão experientes em tecnologia, irão digitar automaticamente “.com” ou “.com.br”, no final de cada domínio sem pensar sobre ele.

Sem mencionar que a maioria dos teclados de celulares, normalmente tem um botão “.com” em seu teclado digital.

Use palavras-chave relacionadas a sua área de atuação

Palavras-chave desempenham um papel importante em um domínio, principalmente no aspecto de SEO.

Ao usar palavras-chave em seu nome de domínio, você diz aos motores de busca sobre o que o seu site. Juntamente com conteúdo de qualidade e boa experiência do usuário, palavras-chave em seu domínio pode ajudá-lo a classificar mais alto no Google.

É muito difícil encontrar um bom domínio com suas palavras-chave alvo que ainda não foi registrado. Você vai precisar ser criativo e combinar suas palavras-chave com outras palavras para fazer o seu domínio se destacar.

Procure um nome curto para seu domínio

Enquanto palavras-chave são importantes, procure não ultrapassar com o comprimento do domínio. É melhor ter um nome de domínio que seja curto e memorável possível.

É uma boa ideia manter o seu nome de domínio em torno de 20 caracteres. Domínios mais longos são mais difíceis de lembrar para seus usuários. É por isso que é uma boa ideia manter o comprimento do seu domínio curto.

Procure um nome fácil de mencionar

Você deve ser capaz de compartilhar facilmente o seu domínio ao falar, bem como escrever. Nunca se sabe quando lhe pedirão para partilhar pessoalmente o seu nome de domínio.

Deve ser fácil de entender e soletrar para qualquer ouvinte.

Seu nome de domínio de blog deve ser único, então você vai se destacar na mente de seus leitores. É inteligente pesquisar outros blogs em seu nicho e descobrir que nomes de domínio eles estão usando.

Você não quer usar acidentalmente um nome de marca registrada, ou ser acusado de copiar outro blogueiro.

Evite hifens e números

Nunca crie um nome de domínio com hifens ou números. Hifens pode ser um sinal de domínios de spam, que você não quer ser associado a isso. Muito menos, dar a impressão errada a potenciais visitantes.

Além disso, domínios com hifens ou com números também são propensos a erros de digitação. Se você escolher um nome de domínio com hifens porque o domínio que você quer já está tomado, seus usuários vão acabar no site do seu concorrente se eles se esquecem de digitar os hifens.

Evitar letras duplas

É uma boa ideia evitar domínios com letras dobradas, porque aumenta suas chances de perder tráfego. Por exemplo, um domínio como mensagenssoletenes.com.br será mais propenso a erros de digitação, e por consequência, resultará em perda de tráfego.

Esteja preparado para crescer (além do que você planeja por agora)

É inteligente escolher um nome de domínio que está relacionado com o seu nicho, porque dá aos usuários alguma ideia do que o seu site é sobre. No entanto, muitas vezes, nosso negócio pode expandir além da concepção inicial, e portanto, você não quer ser limitado pela escolha do seu domínio, não é?

Um exemplo é camisetascriativas.com.br . Não há nada de errado em registrar este nome de domínio, porém, caso o proprietário queira vender canecas ou vender camisetas com outra temática, provavelmente terá dificuldade.

Uma opção é comprar um domínio novo e migrar o site. No entanto, você perde sua autoridade de domínio e todo trabalho realizado em SEO, além do tráfego direto que você também perderá. Para saber mais, veja o nosso curso completo de WordPress, que inclui a parte de SEO on page e off page.

Encontrei o nome ideal para meu negócio. E agora?

Os nomes de domínio podem ser registrados a qualquer momento

Por isso, o ideal é registrar os domínios rapidamente e assim, manter a sua ideia registrada para seu uso. abaixo, vamos mostrar os principais registradores de domínio.

Como registrar um nome de domínio

Agora que você viu as principais dicas de como escolher um bom nome de domínio, chegou a hora de registrarmos um domínio.

Existem centenas de registradores de domínio na internet. É importante escolher cuidadosamente, porque pode ser difícil mover seu domínio mais tarde.

Assim como com hospedagem web, o preço para registros de domínio pode variar em qualquer lugar de R$$14 a R$49. Aqui estão alguns lugares que recomendamos para registros de domínio.

  • Registro.br – é o principal registrador de domínios nacionais no Brasil.
  • Bluehost – um dos mais antigos e maiores nomes de marca quando se trata de hospedagem web. Eles são um provedor oficial de hospedagem “WordPress” recomendado.
  • SiteGround – um dos mais populares e mais bem classificados provedor de hospedagem na indústria. Eles também são um oficial” WordPress ” provedor de hospedagem recomendado.
  • iPage – tem mais de 1 milhão de websites e é o provedor de hospedagem web mais favorável ao orçamento na web. $ 1,99 / mês para hospedagem na web e você recebe um nome de domínio gratuito.
  • GoDaddy é o maior registrador de domínio do mundo. Eles gerem mais de 63 milhões de nomes de domínio para mais de 14 milhões de clientes.
  • NameCheap – outro registrador de domínio popular que oferece grandes ofertas em registradores de domínio, transferências e privacidade de domínio.

Conclusão

Se você está começando um blog pela primeira vez, então você pode fazer nosso curso de WordPress. Lá, você encontrará tudo passo a passo, desde como fazer os primeiros passos de registrar domínios e serviço de hospedagem, até realizar tarefas avançadas de otimização de sites para sistemas de busca e segurança do seu projeto.

Você também pode querer verificar a nossa página WordPress E Blogging cupons para encontrar o melhor negócio em seu novo domínio e outras ferramentas / serviços web.

Para mais ideias de nomes de domínio, você pode ver o nosso post nos 14 melhores geradores de nomes de domínio livre.

Esperamos que o artigo ajude você a entender como escolher um nome de domínio perfeito para o seu blog ou negócio.

Sobre o autor

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, trabalha desenvolvendo sites há mais de 10 anos. Trabalhou como analista e desenvolvedor de software em diversas empresas multinacionais.

É o fundador da empresa Wisebits, uma empresa focada no mercado digital.

Deixe um comentário