Aparência

Como Descobrir o Tema do WordPress

Você já quis descobrir qual tema WordPress um site está usando? Muitas vezes, visitamos um site e temos inspirações para criar.

Em alguns casos também, você pode querer que seu site tenha recursos e design parecidos com um outro site que você já tenha visitado.

Mas, procurar o tema entre milhares de temas gratuitos da WordPress seria uma tarefa praticamente impossível. No entanto, não seria melhor ter um atalho e descobrir de forma certeira qual tema do WordPress o site está usando?

Felizmente, é possível descobrir qual o tema utilizado através de alguns métodos.

Verifique o rodapé do site

Muitos temas WordPress mantém o nome do tema no rodapé. Há alguns temas que simplesmente não te dão a opção de remover o link de créditos no rodapé pela interface.

Se o dono do site não o removeu, então provavelmente o nome do tema também está lá. É tão rápido e fácil verificar que este deve ser o primeiro lugar que você procura.

Se o nome do tema não está no rodapé, vá para o próximo passo.

Use um detector de temas

Uma das maneiras mais fáceis de detectar tema WordPress usado um detector de temas.

Há muitos detectores tema WordPress. Estas são ferramentas que leem o código de um site e através dele, identifica qual o tema WordPress. Alguns deles podem ainda facilitar e te mostrar qual é a loja para comprar ou qual repositório baixar.

Primeiro, você precisa visitar o site IsItWP e digitar o URL de um site que você quer verificar.

Página inicial do site IsItWp
Página inicial da ferramenta IsItWp

IsItWP irá primeiro verificar se o site está usando WordPress. Se é um site que utiliza a plataforma, a ferramenta IsItWP irá verificar qual é o tema e quais são os plugins utilizados.

Depois disso, ele irá mostrar-lhe os resultados com mais detalhes sobre os plugins e tema usado pelo site.

Entretanto, a ferramenta pode apresentar falha se o administrador ocultar o tema, seja utilizando um tema filho ou utilizando determinadas técnicas que ensino dentro do Wp Samurai.

Descobrir o tema olhando o código do front-end

Às vezes os proprietários do site mudam o nome do tema WordPress.

Cada tema WordPress é necessário para ter um arquivo CSS. O arquivo pode conter o nome do tema, autor, versão, etc.

Para localizar este arquivo, primeiro você precisa visitar o site. Carregue com o botão direito e selecione a opção “Ver o código-fonte da Página” no menu.

Isto irá abrir o código-fonte da página que está a ver numa nova página do navegador. Você pode procurar pela palavra “Themes” e procurar dentro do código.

Conclusão

Esperamos que este artigo possa te ajudar a descobrir o tema do WordPress.

Caso você tenha mais alguma dúvida, ou o artigo não tenha ficado claro o suficiente, entre em contato comigo através da barra de comentários.

Sobre o autor

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, trabalha desenvolvendo sites há mais de 10 anos. Trabalhou como analista e desenvolvedor de software em diversas empresas.

É o instrutor do treinamento WP Samurai e proprietário/fundador da Wisebits.

Deixe um comentário