Como criar um site de notícias

Para criar um site de notícias não basta apenas colocá-lo no ar e produzir o conteúdo com o objetivo de alcançar os resultados sozinhos.

Primeiramente, você deve elaborar um planejamento, criar um cronograma diário para publicações.

Além disso, é fundamental sempre estar atento aos grandes acontecimentos e aos “estouros” da mídia para que assim você possa ter ideia de conteúdo para produzir e entregar aos leitores.

O planejamento é peça principal para que o projeto seja iniciado e consiga ter sucesso ao longo prazo, já que o custo para começar é relativamente baixo.

Confira aqui o que você deve saber para criar um site de notícias.

O que é um site de notícias?

Ele é um site com conteúdo informativo que é direcionado a diversos assuntos ou segmentos diferentes.

Sendo assim, o site é um portal informativo que atua dentro um grupo especifico para contribuir com a divulgação de informações relacionadas a cada grupo e ao interesse da sociedade.

O que fazer para criar um site de notícias

Você precisa ter uma estrutura para criar um site de notícias e também um bom planejamento.

Para criar o portal, você precisará ter o mínimo de estrutura. Dentro do curso WpSamurai, nós te ensinamos passo a passo criar diversos tipos de projetos, incluindo um portal de notícias. Além de toda base necessária para registrar seu domínio e adicionar sua marca na Internet.

Para criar um site de sucesso, você precisa utilizar o seguinte planejamento como base.

Crie um site especializado em notícias

Se o seu objetivo é apenas criar um site semelhante aos editoriais comuns, que já estamos acostumados a acessar, você não terá nenhum diferencial em comparação com a sua concorrência, pois estará criando um site no mesmo patamar de todos eles.

O ideal para criar um site de notícias é pensar qual é o seu diferencial.

Sendo assim, para ter sucesso você deve criar um site especializado determinado segmento como, por exemplo, esportes, política, economia e entre outros.

Assim as suas chances de ter sucesso são maiores porque a tendência do jornalismo atual é fazer com que os visitantes vejam o seu site como autoridade em um assunto.

Saiba quem será o seu público

Não adianta criar o site e divulgá-lo em qualquer lugar com o pensamento que ele vai ter sucesso.

Para que isso aconteça é necessário planejar o seu público-alvo, para que posteriormente produza o conteúdo com base no interesse das pessoas.

Um das formas para descobrir o interesse das pessoas é fazer enquetes e buscar pelas palavras-chaves mais buscadas.

Depois disso, dedique-se a produzir o conteúdo para elas.

Tenha um visual atrativo

Para criar um site de notícias que seja um sucesso você deve apostar em um visual atrativo. O layout em conjunto com conteúdo do site deve fazer com que o visitante se sinta confortável.

Assim ele poderá navegar por todo o site e consumir o seu conteúdo.

Não use apenas textos

Hoje em dia se você usar apenas textos no seu site as chances dele conseguir ter sucesso são praticamente nulas.

Isso porque a internet agora oferece diversos formatos que ajudam na compreensão do leitor como: imagens, infográficos, vídeos, podcasts e entre outros.

Tenha presença em outros canais

Além de interagir com os seus leitores pelo site é importante também que você tenha engajamento em outros canais também.

Sendo assim, use o Facebook, Instagram e YouTube para facilitar o seu contato com o público.

Isso irá fazer com que eles se sintam mais próximo para tirar dúvidas e dar sugestões para novas matérias.

Use o marketing digital ao seu favor

Após criar um site de notícias você deve adotar algumas estratégias de marketing digital para ajudá-lo a se destacar entre os concorrentes. Algumas dessas estratégias são:

Produza conteúdo que não possui validade (Evergreen)

Além das notícias do momento que você deve publicar no seu site é fundamental também criar conteúdo evergreen, ou seja, conteúdo que não possui validade.

Assim o seu site terá conteúdo relevante para o público-alvo por muito tempo.

Com essa técnica o seu site receberá muitas visitas nos conteúdos que tem como objetivo atender um interesse específico dos seus leitores.

Técnicas de SEO

Para que o seu site receba milhares de visitas é importante aplicar corretamente as técnica de SEO.

Elas são fundamentais para que o seu site apareça nos resultados de busca orgânicas do Google.

As otimizações devem ser aplicadas na parte internet e na parte externa do site. O conteúdo deve ser de fácil leitura e com links para outras páginas para manter o usuário por mais tempo dentro do site.

Além disso, é fundamental conquistar citações de outros sites apontando para seu para que assim o Google entenda que o seu conteúdo é relevante para o público.

Quanto mais links conquistar melhor será para ranqueamento do site. Existe diversas técnica de SEO que você deve estudar e aplicar.

Fique atento ao carregamento do site

O carregamento do site é muito importante e ele é um das técnicas SEO que o Google mais leva em consideração.

Os sites que demoram mais do que 3 segundos para abrir a página geralmente são abandonados pelos usuários. Assim o Google entende que ele não é relevante e não posiciona nos melhores resultados da busca orgânica.

Sendo assim, fique atento ao carregamento das páginas e faça com que o seu site carregue o mais rápido possível.

Tenha pegada comercial no site

Por fim, para que o seu site tenha rentabilidade é fundamental deixar claro como você pode fechar parcerias com anunciantes e também com os próprios leitores.

Conclusão

Você quer mesmo criar um site de notícias? As dicas que foram passadas aqui são para ajudar a criar o seu planejamento para que assim no futuro você consiga obter resultados positivos com o seu site.

No entanto, é importante ressaltar que um site de notícias por mais que as pessoas se interessem pelo conteúdo é importante que você se dedique para fazer o projeto dar certo no futuro.

Quer aprender passo a passo a desenvolver sites profissionais?

Veja nossas vídeo-aulas do extremo básico ao profissional avançado!