Instalação

Como criar um curso online utilizando o WordPress

Você gostaria de criar um curso online? Se sim, você está no lugar certo.

Vender cursos on-line é uma ideia de negócio online que você pode começar com um investimento muito pequeno e sem muito conhecimento técnico.

Com o WordPress, é possível criar sua própria plataforma de curso online, sem necessidade de ter muito conhecimento técnico.

Se você está procurando criar um curso online para vender ou simplesmente adicionar um curso online para seus alunos existentes, este artigo é para você!

Neste artigo, vou te mostrar criar um curso online utilizando a plataforma WordPress. Também vou te dar algumas dicas de como você pode fazer dinheiro com cursos online.

O que é LMS?

LMS é uma sigla para Learning Management System, ou seja, um sistema de gerenciamento de conteúdo de aprendizagem. Trata-se de uma plataforma que integra a criação, publicação e análise de conteúdo em um ambiente que será disponível para serem distribuídos para diferentes tipos de usuários.

Trata-se de uma excelente alternativa para profissionais que querem gerar conteúdo dentro de um local único e centralizado.

Enquanto a principal função de um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) é administrar, atribuir, acompanhar e acessar conteúdo de aprendizagem formal, ele não é projetado para criar ou gerenciar ativos de conteúdo. O conteúdo vive apenas dentro de um LMS e quaisquer atualizações ou alterações de conteúdo são gerenciadas fora do sistema.

O foco principal de um LMS é ministrar treinamento e gerenciar cursos.

Existem algumas soluções no mercado para isso. Entre elas, o WordPress se destaca com seus plugins específicos para criação de ambiente de ensino a distância.

Pré requisitos para criar um curso online

Você vai precisar das seguintes coisas para criar um curso online.

  • Domínio: este será o endereço amigável do seu site
  • Um serviço de hospedagem para o WordPress: aqui é onde os arquivos e banco de dados do seu site estarão.
  • Um plugin de gerenciamento de aprendizagem (também conhecido como plugin LMS) para criar e gerenciar cursos.

Vamos começar.

Configure seu WordPress

Há diversos construtores que você pode usar para criar seu site. No entanto, eu recomendo o WordPress porque ele oferece a flexibilidade e liberdade para tomar o seu site em qualquer direção que você quiser.

Para servidor de hospedagem, felizmente, a Wibhost, um provedor de hospedagem WordPress recomendado, oferece serviços de hospedagem

Depois de comprar hospedagem, siga para o nosso guia sobre como criar um site WordPress para passo a passo Configurar instruções.

Instalando um plugin para criação do curso online

Você está procurando um plugin LMS para o seu site WordPress? Plugins do sistema de gestão de aprendizagem permitem que você crie e execute cursos online como Udemy com WordPress.

Um plugin WordPress LMS perfeito inclui recursos para gerir o conteúdo do seu curso on-line, lidar com assinaturas, correr e classificar questionários, aceitar pagamentos, etc.

Neste artigo, vamos escolher um LMS para WordPress. É importante destacar que existem diversos outros plugins e plataformas especializadas em cursos online, portanto, antes de optar pelo plugin que recomendamos aqui, é preciso entender a natureza do seu negócio. Não há balas de prata.

O que é o LearnDash?

Atualmente, LearnDash é o plugin de LMS mais popular no mercado. Além disso, ele é bastante fácil de utilizar e apresenta excelentes recursos para o gerenciamento de conteúdo de aprendizagem.

Ele vem com um construtor de cursos de arrastar e soltar, que permite facilmente criar cursos com aulas, tópicos, questionários e categorias. Você pode entregar todas as suas lições de uma só vez ou programá-las para toda a duração do curso com o seu conteúdo.

Com o plugin, você também pode dar atribuições de usuários e, em seguida, aprovar ou comentar sobre eles.

Ele também vem com questionário e ferramentas de gerenciamento de testes com vários tipos de perguntas. Você pode facilmente definir pré-requisitos para os alunos, como terminar uma lição primeiro antes de ir para a próxima lição.

Ele oferece muitas opções de monetização, incluindo assinaturas, compra única, adesões, carrinho de compras, etc. para o seu curso de treino online. O plugin também integra vários tipos de gateways de pagamento.

Ele também se integra com bbPress, plugins de comércio eletrônico WordPress, e plugins de membros do WordPress como MemberPress.

LearnDash é o melhor plugin LMS para WordPress. É uma solução completa de gestão de um curso online, planos de aula, questionários, atribuições, progresso do treinamento, e muito mais.

Instalando o Learn Dash

Com o seu site em WordPress pronto, o próximo passo é instalar e configurar um sistema de gerenciamento de aprendizagem. Isso lhe permitirá criar seu curso online e adicioná-lo ao seu site.

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plugin LearnDash.

Após a ativação, você precisa visitar a Página de configuração do LearnDash e clicar na página licença LMS para digitar o seu endereço de e-mail e a chave de licença.

Configurando o método de pagamento

Em seguida, você precisa mudar para a página “Configuração PayPal”. É aqui que você vai inserir suas informações PayPal para receber pagamentos on-line e vender o seu curso.

Não se esqueça de clicar no botão “Save” para salvar as suas configurações. LearnDash também gateways de pagamento disponíveis como addons. Você pode instalá-los se você quiser utilizar outro gateway de pagamento, com o PagSeguro.

Vamos cobrir opções mais poderosas para a venda do seu curso online com WordPress mais tarde neste artigo.

Depois de ter configurado as configurações básicas, seu plugin LearnDash está pronto para ir, e você pode começar a criar cursos.

 

Criando seu primeiro curso online

Primeiro, você precisa visitar as opções do LearnDash e, em seguida, clique no botão ‘Adicionar Novo’.

Isto irá levá-lo para a tela “Adicionar Novo Curso”. Você terá que configurar um novo título para seu curso, e também fornecer descrição para seu treinamento.

Adicionar uma página de novo curso

Você pode usar os blocos do editor de post para criar uma página de curso atraente para seus consumidores. Você também pode adicionar categorias / tags do curso, e uma imagem em destaque também conhecida como miniatura do curso.

Em seguida, você precisa mudar para a página’ Configuração ‘ no editor de cursos. É aqui que você pode definir diferentes opções para o curso, incluindo o preço, status, etc.

Na configuração de acesso ao curso, você poderá definir a situação do curso. Você pode fazer um curso aberto e publicamente disponível, livre, liberar mediante a compra, assinatura ou se o curso está fechado.

Abaixo disso, você pode selecionar pré-requisitos de curso, pontos, validade de acesso e alterar as opções da lista de acesso.

Opções do curso de controle

Uma vez configurada suas opções de curso, você pode clicar no botão Gravar ou Publicar para tornar o seu curso disponível publicamente.

 

Sobre o autor

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, trabalha desenvolvendo sites há mais de 10 anos. Trabalhou como analista e desenvolvedor de software em diversas empresas.

É o instrutor do treinamento WP Samurai e proprietário/fundador da Wisebits.

Deixe um comentário