Velocidade

Cloudflare no WordPress? Vale a Pena?

O Cloudflare nasceu em 2004, como um projeto chamado Honey Pot, criado por Matthew price e Lee Holloway.

Esse projeto permitia que qualquer pessoa rastreasse spammers que coletavam endereço de e-mails.

Ao longo do tempo o projeto foi aprimorado e aperfeiçoado para atender as necessidades de usuários, cada vez mais conectados e exigentes.

Hoje o CloudFlare tem servidores e escritórios espalhados por todo o mundo e se tornou referência em soluções de segurança e optimização da internet.

O que é Cloudflare

Cloudflare é um sistema de cópias, em cache, de páginas de sites e blogs, distribuindo –as através de servidores espalhados pelo mundo, criando uma grande rede de distribuição de conteúdo (CDN).

Esse processo diminui o volume de processamento do servidor primário e aumenta a velocidade de carregamento das páginas, que passam a ser feitos a partir de um servidor proxy mais próximo do usuário.

No que se refere à segurança, a empresa trabalha com três finalidades:

  • Redução do ataque de DDos (Ataques de Negação de Serviços).

  • Prevenir violação de dados do cliente.

  • Bloquear ataques de bots mal-intencionados.

Em relação ao desempenho, há três objetivos:

  • Acelerar aplicativos da internet, tornando o acesso às páginas da rede, mais rápidos.

  • Acelerar experiências móveis, independente da distância do servidor primário, do tipo de dispositivo ou estado da rede.

  • Garantir a disponibilidade dos aplicativos mesmo durante picos de acesso ou falhas de infraestrutura.


Benefícios de usar o CDN

Os principais benefícios de usar o CDN – Contend Delivery Network (rede de distribuição de dados) – são:

  • Melhora do desempenho e menor latência (atraso na transmissão de um pacote de dados de um ponto a outro).

  • Provedores tradicionais de hospedagem não conseguem acompanhar o aumento do fluxo de dados na rede. O CDN consegue absorver esse fluxo intenso e melhora o acesso à rede.

  • Melhoria de SEO – Searching Engine Optimization. O CDN otimiza o desempenho de um site, o que é importante para satisfação dos clientes e gera lucros.

  • Dá robustez ao site, diminuindo o tempo de inatividade da página quando há queda do servidor e diminui a carga do servidor de origem.

  • Picos de acesso e escalabilidade. O CDN armazena, em cache, os dados do site, liberando carga do servidor de origem., aliviando e melhorando o tráfego, beneficiando os clientes.

  • Economia de sustos operacionais.

  • Aumento da segurança contra ataques aos sites.

O CDN da Cloudflare traz uma tecnologia inovadora e moderna para garantir acesso rápido e segurança aos sites, em qualquer parte do mundo.


SSL gratuito com CloudFlare

O SSL (tecnologia de segurança que cria links criptografados entre servidores e navegadores, garantindo a privacidade dos dados transferidos) da Cloudflare funciona de diversas maneiras e vai depender do nível de segurança exigido e da quantidade de configurações a serem feitas.

O SSL do CloudFlare é muito eficaz, utilizado por milhares de produtores de conteúdos no Brasil e por último mais não menos importante, é de graça.

Mais detalhes sobre a configuração e outros tipos de SSL, é possível encontrar no site do CloudFlare (https://www.cloudflare.com/ssl/).

CloudFlare funciona bem com WordPress?

O CloudFlare funciona muito bem com WordPress. Ela traz um aumento expressivo na velocidade do blog, servindo páginas para os usuários em conjunto com seus servidores, isso diminui a largura da banda no servidor primário e auxilia na segurança dessas páginas em cache.
Considerações Finais.

CloudFlare traz vários planos adaptados a diversos tipos de necessidades e garante moderna tecnologia que ajuda em uma navegação mais eficiente ao usuário da web.

Para maiores informações acesse o site do CloudFlare e descubra como esta ferramenta excelente pode te ajudar.

Gostou das informações sobre o CloudFlare? Então compartilha o post nas redes sociais para todos os seus amigos!!

Sobre o autor

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo é empreendedor, trabalha desenvolvendo sites há mais de 10 anos. Trabalhou como analista e desenvolvedor de software em diversas empresas multinacionais.

É o fundador da empresa Wisebits, uma empresa focada no mercado digital.

Deixe um comentário